Agora

Beleza Miss Brasil 2016, que acontece hoje, entra para a história com o maior número de candidatas negras

- (Fabiana Schiavon e Leandro Vieira)

O concurso Miss Brasil 2016 acontece hoje, no Citibank Hall, em São Paulo. A cerimônia, que será transmitid­a às 22h20, pela TV Bandeirant­es, terá um brilho especial: é a primeira vez na história que há seis candidatas negras, o maior número já registrado na disputa. A miss São Paulo, Sabrina Paiva, de Caconde (a 288 km de SP), está entre elas. Há 30 anos, o país não elege uma miss negra. A primeira e única foi Deise Nunes, em 1986 (leia mais ao lado).

“A organizaçã­o do concurso lançou um novo significad­o para a posição de uma miss, que precisa representa­r, ser uma influencia­dora. Isso atraiu mais meninas como a Sabrina, a primeira negra eleita neste ano. O discurso dela defende essa representa­tividade e abriu portas a outras candidatas que decidiram participar dos concursos estaduais”, explica Karina Ades, diretora do Miss Brasil.

Francisca Rodrigues, próreitora da Universida­de Zumbi dos Palmares, explica que, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) feito em 2010, 53% da população brasileira declarou ser negra, o que torna natural a pre- sença de tantas mulheres negras entre as misses. “A autoestima da mulher negra aumentou nos últimos tempos. Elas passaram a confiar no poder de sua beleza e cada vez mais se inscrevem em concursos como esse.”

Provas

Com apresentaç­ão de Dani Suzuki e Cássio Reis, o concurso Miss Brasil 2016 terá desfiles e algumas provas. “São quatro momentos de classifica­ção. O desfile casual, o de maiô, o de biquíni e o de gala. A quinta etapa é a das perguntas, quando a gente pode saber como elas pensam. Nas provas, elas precisam mostrar que sabem se maquiar, mo n t a r um ‘look’ em 30 segundos e posar para um ensaio de fotos”, explica Karina. O concurso ainda conta com atrações musicais, como a cantora Paula Lima —que também é jurada na disputa— e Dom Paulinho Lima. “Convidei o Dom Paulinho, porque buscava alguém que fizesse uma boa versão da música ‘Dancing Days’, das Frenéticas, já que os anos 1980 são tendência no universo da moda. É interessan­te também que a Paula Lima tem no repertório uma música chamada ‘Fiu Fiu’, que fala que a mulher pode ser admirada, mas com respeito. Esse é um tema relevante e que defendemos no concurso”, define Karina.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil