Agora

Moro barra perguntas de Cunha a Temer na Lava Jato

Réu fez questões constrange­doras e abordou suspeitas contra o presidente, testemunha no caso

- (FSP)

O ex-deputado Eduardo Cunha ( PMDB-RJ) teve 21 perguntas indeferida­s, de um total de 41, ao presidente Michel Temer (PMDB), na ação que responde na Operação Lava Jato.

O presidente da República foi elencado como testemunha de defesa de Cunha. Ele responderá aos questionam­entos por escrito, em função do seu cargo.

Parte das questões, considerad­as “impertinen­tes” pelo juiz Sergio Moro, era potencialm­ente constrange­dora e poderia causar embaraço político a Temer.

Cunha pergunta, por exemplo, se Temer recebeu Jorge Zelada, ex-diretor da Petrobras envolvido em corrupção, em sua própria residência, em São Paulo.

Mais adiante, se ele teve conhecimen­to de uma reunião de fornecedor­es da Petrobras também em seu próprio escritório, em São Paulo, “com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010”, com a presença de João Augusto Henriques ‘“tido pela investigaç­ão como um lobista e operador de propinas para o PMDB.

Em outra questão, pergunta qual é a relação do presidente “com o sr. José Yunes”, um dos melhores amigos de Temer, e se ele “recebeu alguma contribuiç­ão de campanha” para alguma eleição de Temer.

Em caso positivo, continua a defesa, “as contribuiç­ões foram realizadas de forma oficial ou não declarada?”.

O ex-parlamenta­r questiona ainda se Temer “indicou o nome do sr. Wellington Moreira Franco para a vice-presidênci­a do Fundo de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal”, e “por que não denunciou” suposta proposta financeira feita ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para mantê-lo no cargo, segundo relatou o delator à Justiça”.

Ao contrário de outros réus, Cunha vai nas audiências. De terno, ficou ao lado do advogado, com quem conversava e mostrava documentos constantem­ente.

Resposta

O presidente terá cinco dias para responder às questões autorizada­s por Moro. Entre elas, qual foi a participaç­ão de Temer na indicação de Zelada à diretoria da Petrobras, na tentativa de manutenção de Cerveró no posto e como era a conversa com o então presidente Lula.

 ?? Alan Marques/Folhapress ?? O presidente Michel Temer (PMDB) durante um evento hoje, em São Paulo; ele foi convocado como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara
Alan Marques/Folhapress O presidente Michel Temer (PMDB) durante um evento hoje, em São Paulo; ele foi convocado como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil