Agora

Cidade arrasada

Torcedores cantaram hino, choraram e rezaram na Arena Condá, sede do time. À noite, houve missa

- (Richard Selestrino, FSP e UOL)

Chapecó amanheceu arrasada, ontem, após a notícia do acidente que vitimou jogadores, comissão técnica e jornalista­s na Colômbia.

Pela manhã, 500 pessoas já faziam vigília em frente à Arena Condá, casa do Chapecoens­e. O estádio virou local de peregrinaç­ão de torcedores ao longo do dia.

Eles chegavam ao estádio vestidos com camisas do time, choravam, rezavam juntos, cantavam o hino do time, deixavam flores, velas e cartazes. Dentro do vestiário, cerca de 200 familiares e amigos das vítimas aguardavam notícias.

À noite, a catedral de Santo Antônio não foi grande o suficiente para receber tantos torcedores e parte dos fieis ficou para da cerimônia conduzida pelo padre Igor Damo, um dos mais tradiciona­is torcedores do time.

Pela manhã, ele já havia ido ao vestiário da Arena Condá para tentar confortar os familiares. Após a missa, haveria uma passeata até a Arena Condá.

A prefeitura decretou luto oficial de 30 dias, suspendend­o todos os festejos de Natal e Réveillon. As aulas foram canceladas ontem e hoje e o serviço público —exceto serviços essenciais— tiveram ponto facultativ­o ontem e hoje.

Para o torcedor Everton Pereira, da torcida organizada Raça Verde, a sensação era a de perder um parente próximo. “A cidade é pequena e a gente encontra os jogadores direto, é como se todos tivessem perdido membros da família”, disse à BBC.

Nas redes sociais, a torcida organizada Guerreiros Chap mostrava estar chocada: “Não pode ser verdade, alguém me diz que é mentira, não quero e não posso acreditar”. Pela cidade, moradores estenderam panos pretos nas casas e prédios, em sinal de luto. O principal monumento da cidade, o Movimento Desbravado­r, foi envolvido em faixa preta.

O prefeito Luciano Buligon, que por pouco não embarcou no mesmo voo, também ficou abalado. “É a maior tragédia que Chapecó pode passar. Nós vivíamos o momento de êxtase com nosso time de futebol”, declarou.

O governo de Santa Catarina decretou luto de três dias.

 ?? Nelson Almeida/AFP Photo ?? Chapecoens­es lotam missa na catedral de Santo Antonio na noite de ontem; muita gente ficou de fora da cerimônia em homenagem a jogadores mortos no acidente com o avião que levava a equipe para a Colômbia, onde faria jogo decisivo
Nelson Almeida/AFP Photo Chapecoens­es lotam missa na catedral de Santo Antonio na noite de ontem; muita gente ficou de fora da cerimônia em homenagem a jogadores mortos no acidente com o avião que levava a equipe para a Colômbia, onde faria jogo decisivo
 ?? Nelson Almeida/AFP Photo ?? Torcedor consola amigo na Arena Condá ontem, após acidente que vitimou a equipe de Chapecó
Nelson Almeida/AFP Photo Torcedor consola amigo na Arena Condá ontem, após acidente que vitimou a equipe de Chapecó

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil