Agora

Córregos transborda­m e água invade imóveis na zona leste

Moradores e lojistas da Penha tiveram de tirar água e sujeira de prédios. Escola ficou sem aulas de manhã

- (Fábio Pescarini)

A forte chuva da madrugada de ontem provocou o transborda­mento de três córregos na região da Penha (zona leste da capital) na madrugada de ontem e provocou transtorno­s para comerciant­es e moradores.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), por volta das 2h50 os córregos Tiquatira, Franquinho e Ponte Rasa transborda­ram. O estado de alerta foi mantido até as 4h.

O forte calor durante o dia e a entrada de uma frente fria foram apontados como causadores da forte chuva.

Na média, o CGE registrou 23,9 mm de chuvas na capital durante a madrugada. Na zona leste, o índice chegou a 38,9 mm (veja quadro).

As marcas estavam espalhadas principalm­ente na avenida Governador Carvalho Pinto ao longo do córrego Tiquatira, que corta a via.

Diego Santa da Silva, 21 anos, funcionári­o de uma loja de móveis, trabalhou na limpeza da garagem do prédio até as 13h.

Segundo ele, não houve prejuízo porque o dono do comércio instalou uma bomba e uma caixa na garagem para ajudar no escoamento da água. “No ano passado, a loja doou móveis estragados pela enchente”, afirmou.

O aposentado Oduvaldo Mastro Giacono, 69 anos, mostrava a marca da água deixada na parede de sua casa, com aproximada­mente 30 centímetro­s de altura. “Por sorte a água não entrou na garagem”, disse.

Willis Santos, 21 anos, funcionári­o de um lava-jato na rua Dom Hélder Câmara, afirmou que a limpeza do local levou quatro horas por conta do transborda­mento do córrego Franquinho.

Também na zona leste, na região de Itaquera, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Roberto Victor Cordeiro teve as aulas suspensas pela manhã porque o local amanheceu alagado. é a média histórica de chuva em novembro* Ontem, entre as 2h e as 4h Leste Centro Norte Oeste Sul é quanto já choveu neste mês (até as 7h de ontem)

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Funcionári­o da prefeitura recolhe lixo que ficou pendurado em árvores às margens do rio Tiquatira, na avenida Governador Carvalho Pinto, na Penha, na zona leste, região que mais foi castigada pela chuva ontem
Robson Ventura/Folhapress Funcionári­o da prefeitura recolhe lixo que ficou pendurado em árvores às margens do rio Tiquatira, na avenida Governador Carvalho Pinto, na Penha, na zona leste, região que mais foi castigada pela chuva ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil