Agora

Futebol solidário

Clubes se unem para ajudar a Chapecoens­e a se reestrutur­ar, vão emprestar atletas e barrar rebaixamen­to

- (Luciano Trindade e UOL)

O futebol brasileiro está em luto pelo acidente aéreo ocorrido na madrugada de ontem, que vitimou 71 passes, incluindo a delegação da Chapecoens­e. Em solidaried­ade, os principais clubes do país resolveram se unir para ajudar na reestrutur­ação da equipe de Chapecó.

A primeira medida tomada é oferecer à Chapecoens­e jogadores por empréstimo sem custo para que uma equipe possa ser formada a tempo da temporada 2017. A ideia partiu do Palmeiras e foi prontament­e aceita pelos demais clubes grandes. O Benfica, de Portugal, também se ofereceu para emprestar alguns atletas.

Na tragédia, dezenove jogadores morreram, além de membros da comissão técnica, diretores, jornalista­s e convidados da Chape.

Os clubes também vão sugerir à CBF que o time catarinens­e não seja rebaixado nas próximas três temporadas mesmo que fique entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro. Se isso ocorrer, o 16º colocado é que seria rebaixado. A proposta depende do aval da confederaç­ão brasileira.

“Mesmo cientes dos prejuízos irreparáve­is provoca- dos por este terrível acontecime­nto, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoens­e”, diz trecho de nota assinada pelos principais clubes do país, entre eles, os paulistas Corinthian­s, Palmeiras, São Paulo e Santos.

“Trata-se de gesto mínimo de solidaried­ade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstruç­ão desta instituiçã­o”, acrescenta a nota.

O Libertad, clube do futebol paraguaio, também quer ajudar e colocou seus jogadores à disposição para todos os jogos que prestem alguma homenagem à Chapecoens­e.

Ajuda financeira

A Conmebol ainda não definiu sobre o futuro da Chapecoens­e com relação à Copa Sul-Americana (a equipe disputaria a final do torneio contra o Atlético NacionalCO­L), mas a entidade já planeja dar ao time de Chapecó a classifica­ção direta para a fase de grupos da Libertador­es 2017, assim como a participaç­ão na Recopa, justamente contra o Nacional.

A premiação para os dois participan­tes da Recopa é de US$ 1 milhão (R$ 3,4 milhões), o que, na visão da entidade, seria uma forma de ajudar na reestrutur­ação do clube brasileiro. O mesmo vale para a participaç­ão na disputa da Taça Libertador­es.

 ?? Reprodução ?? Em homenagem à Chapecoens­e, o Corinthian­s tomou decisão histórica e, pela primeira vez, colocou a cor verde em seu site oficial; com a frase #forçachape entre o escudo do clube catarinens­e e o seu próprio
Reprodução Em homenagem à Chapecoens­e, o Corinthian­s tomou decisão histórica e, pela primeira vez, colocou a cor verde em seu site oficial; com a frase #forçachape entre o escudo do clube catarinens­e e o seu próprio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil