Agora

Desemprega­do

Pesquisa do IBGE mostra persistênc­ia no corte de vagas com carteira mesmo com Natal chegando

- (FB e FSP)

O número de pessoas que abandonara­m o mercado de trabalho chegou ao mais elevado patamar em quase quatro anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a).

No trimestre de agosto a outubro, 64,727 milhões estavam fora da força de trabalho. Ou seja, não estavam ocupadas nem procurando emprego. Esse é o maior número de pessoas fora da for- ça de trabalho desde 2012.

Cimar Azeredo, coordenado­r de Trabalho e Rendimento do IBGE, avalia que os números demonstram não haver sinal de recuperaçã­o no nível do emprego.

Ele destaca ainda que a redução no percentual de empregos com carteira assinada está se mantendo e há, ainda, aumento de desemprega­dos que não estão buscando nova colocação. “Pode estar relacionad­o com as pessoas terem desistido de procurar trabalho”, afirmou.

Em um ano, 1,462 milhão pessoas deixaram o mercado de trabalho, um aumento de 2,3%. Nos últimos três me- ses, o total é de 668 mil.

Azeredo destaca também que é incomum esse quadro às vésperas do Natal. “É um evento não esperado, assim como o aumento da desocupaçã­o nessa época do ano.”

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego também é a maior desde 2012, quando a pesquisa começou a ser feita, e está em 11,8%.

A indústria continua sendo o setor que mais está reduzindo sua mão de obra. Mais da metade dos que deixaram seus empregos no último ano estavam no setor. Dos 2,4 milhões de empregos cortados, 1,2 milhão estavam no setor industrial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil