Agora

Após um hiato de três anos, Mostra Exposamba retorna a São Paulo para selecionar os melhores sambas criados no país

- (Fabiana Schiavon e Leandro Vieira)

A Mostra Exposamba, concurso que escolhe os melhores sambas inéditos do país, teve duas edições e parou em 2013, com dificuldad­es financeira­s. Neste ano, que também celebra o centenário do gênero, os organizado­res conseguira­m retomar o projeto. Durante três dias, no Sesc Pompeia, compositor­es apresentam os seus sambas em uma festa que também terá shows de convidados. Leci Brandão canta amanhã, Jorge Aragão se apresenta na sexta, e Eduardo Dussek sobe ao palco no sábado.

Nas noites de hoje e de amanhã, 25 canções inéditas serão mostradas, por dia, no palco do Sesc, totalizand­o 50 sambas. Dessas apresentaç­ões sairão os 20 classifica­dos para a final, que acontece em 3 de dezembro, no mesmo local.

Para chegar a essas 50 canções, um longo trabalho já foi realizado. Uma comissão ouviu 800 sambas durante três meses. Para que o projeto ficasse mais econômico, os artistas não precisaram viajar a São Paulo para apresentar as suas canções. “Desta vez, mudamos o esquema. Nós recebemos as músicas no formato digital, com a ajuda de um programa de computador. Assim, mais gente pôde participar. Tem samba-canção, samba-enredo, samba-rock, é um elenco bastante variado”, explica José Maria Monteiro, organizado­r da Mostra Exposamba.

O projeto sempre recebeu compositor­es de todos os Estados do país. Neste ano, os 50 artistas selecionad­os apresentar­ão suas canções com o apoio da banda Exposamba, composta por 11 músicos, dois cantores e que tem arranjos e ensaios conduzidos pelo maestro Marco Pontes.

José Maria Monteiro vai ser também o mestre de cerimônias da festa. “Vou lembrar de fatos sobre a história do samba, como a de Marino Pinto [1916-1965]. Ele era amigo dos cantores Herivelto Martins [1912-1992] e Dalva de Oliveira [1917-1972]. Quando o casal decidiu se separar, o Marino acabou ficando do lado da Dalva. Ele chegou a compor vários sambas para ela, o que deixou o Herivelto bastante bravo”, lembra Monteiro.

A história sobre o primeiro samba gravado, a faixa “Pelo Telefone”, composição assinada por Donga (1889-1974) e que marca o centenário do gênero, também foi incluída no roteiro para ser lembrada durante a festa.

Os ganhadores da Mostra Exposamba 2016 serão escolhidos por júri técnico e pelos músicos da banda Exposamba. Os dez vencedores serão contratado­s pela TV Cultura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil