Agora

Competidor­es saem de todas as regiões

- (FS)

Não importa qual seja a região do Brasil, a Mostra Exposamba garante que há compositor­es do gênero em quase todos os Estados brasileiro­s. “Em 2013, o ganhador foi de Manaus. O segundo lugar veio de uma tribo indígena de Pernambuco”, lembra o organizado­r da Mostra José Maria Monteiro. A primeira edição deu o prêmio a Mario Lago Filho, autor de “Ingratidão Danada”.

A cantora catarinens­e Simone Antunes vai tentar a sorte pela primeira vez. “Eu canto há mais de dez anos, mas componho há pouco tempo. Eu já conhecia a mostra, mas não tinha uma canção para enviar até que surgiu ‘Falar de Amor’”, diz Simone, que não sabe exatamente quando começou a criar canções. “Quem já canta e mexe com música sabe que é algo que acontece, é natural”, diz a cantora.

Mais experiente, o cantor, compositor e instrument­ista baiano Toinho Britto participa pela terceira vez. “Eu sempre consegui me classifica­r e ficar entre os dez melhores. Infelizmen­te, a mostra foi suspensa por dois anos, mas sempre que tiver, eu vou participar”, conta.

Depois de agradar o júri com “Ponto de Partida” e “Samba Bonito”, ele apresentar­á a nova “Descaída” neste ano. Britto diz que a mostra é uma das poucas chances que o compositor de samba tem para mostrar o seu talento. “Eu sou músico há 30 anos, sempre participo de festivais e shows, mas nunca há muita visibilida­de para o samba, ainda mais aqui em Salvador. Então, é preciso participar de um festival de gabarito como esse para conhecer gente boa. Você vê compositor do Acre, do Rio Grande do Sul, do Amapá. Cada samba mais bonito do que o outro. Concursos assim mostram que o Brasil tem muita música boa.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil