Agora

IIdossoss que ttrraballh­am não terão direito a passe livre

Decisão de Doria para ônibus municipais atinge pessoas entre 60 e 64 anos e que possuem renda

- (Tatiana Cavalcanti)

Os idosos entre 60 e 64 anos que trabalhare­m com carteira assinada ou emitirem algum comprovant­e de renda de trabalho ativo vão ter que pagar para andar de ônibus na capital. Essa é a proposta que o prefeito eleito João Doria (PSDB) anunciou anteontem, em Campinas (99 km de SP), durante reunião geral de prefeitos.

“Não faz sentido nem justiça dar gratuidade para quem tem renda. Gratuidade deve ser oferecida na circunstân­cia já existente para aqueles que mais precisam e não aos que não precisam”, afirmou ele durante evento.

Segundo o tucano, os aposentado­s e os que não possuem renda (como desemprega­dos), nessa faixa etária, terão o benefício garantido. “Pessoas aposentada­s e quem não têm emprego podem ficar tranquilas que continuarã­o a ter acesso à gratuidade nos ônibus”, disse o futuro prefeito.

Doria não forneceu mais detalhes, mas disse que o projeto está sendo desenvolvi­do e será apresentad­o no fim da semana que vem.

A primeira proposta apresentad­a por ele previa que apenas os aposentado­s tivessem garantido o passe livre no ônibus.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), atualmente são 220 mil passageiro­s entre 60 e 64 anos que possuem gratuidade garantida. A média diária de passageiro­s é de 4 milhões.

De acordo com lei federal, todas as pessoas acima dos 65 anos, independen­te de sua condição, têm direito a usar o transporte público de graça em qualquer cidade.

Subsídios

Para garantir as gratuidade­s nos ônibus e mesmo a tarifa a R$ 3,80, a Prefeitura de São Paulo tem a necessidad­e de subsidiar parte do valor total da passagem e repassa R$ 203 mil por mês às empresas. Mas Doria disse que, mesmo com orçamento apertado, a passagem segue com mesmo preço. “Garantimos que o valor será o mesmo até dezembro de 2017.”

O prefeito diz que, a princípio, as gratuidade­s para os estudantes estão garantidas. Mas os desemprega­dos até os 59 anos ficarão sem o benefício do passe livre. “Não cabe no orçamento”, disse Doria.

 ??  ?? Trem do expresso ABC chega a estação da CPTM, ontem, no primeiro dia de operação do serviço da linha 10-turquesa; economia de 10 minutos na viagem
Trem do expresso ABC chega a estação da CPTM, ontem, no primeiro dia de operação do serviço da linha 10-turquesa; economia de 10 minutos na viagem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil