Agora

Passageiro do ABC ganha 10 minutos com expresso

- (Fábio Pescarini)

Passageiro­s da linha 10turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), ganham, em média, dez minutos se optarem pela versão expressa do trem que faz o percurso entre as estações Prefeito Celso Daniel, em Santo André (no ABC), e Tamanduate­í (zona sul de São Paulo).

O trem expresso, que passou a funcionar ontem, sai a cada 30 minutos da estação Prefeito Celso Daniel, entre 6h e 9h. Com mesmo intervalo, faz o percurso inverso, a partir da estação Taman- duateí, entre 16h e 19h.

O trem normal parte a cada cinco minutos em horários de pico. A versão expressa não faz paradas nas estações Prefeito Saladino e Utinga, apenas na São Caetano.

A reportagem do Agora viajou duas vezes na manhã de ontem (às 8h e às 8h30). O expresso levou sete minutos entre a estação de Santo André e a da zona sul capital.

Mesmo já fora do horário de maior aglomeraçã­o, o trem tradiciona­l fez o percurso em 16 minutos (entre 9h47 e 9h53).

A pontualida­de no embarque e a farta informação sobre a novidade impression­aram passageiro­s que usaram o novo serviço no primeiro dia. “Acredito que dará para ganhar até 12 minutos por viagem se continuar assim”, afirmou o engenheiro Francis Domingos Tino, de 33 anos.

Segundo a CPTM, na manhã de ontem 12,5 mil pessoas embarcaram no expresso. A expectativ­a é que o número cresça para 14 mil usuários. Ao todo, em média 50 mil pessoas viajam neste trecho diariament­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil