Agora

Na calada da noite, Câmara retalha pacote anticorrup­ção

Com país de luto por acidente, deputados passam a madrugada alterando proposta do Ministério Público que endurecia combate à corrupção e apenas uma medida sobrevive

- (FSP)

A versão do pacote contra a corrupção que saiu da Câmara dos Deputados na madrugada de ontem manteve intacto o teor de apenas uma das dez medidas inicialmen­te propostas pela força-tare- fa da Operação Lava Jato.

Com o país atordoado pelo acidente da Chapecoens­e, na calada da noite, o plenário da Casa alterou e derrubou pontos importante­s da proposta levada ao Congresso pelo Ministério Público Federal em projeto de iniciativa popular que reuniu 2 milhões de assinatura­s.

O texto-base foi aprovado por quase unanimidad­e horas antes. Emendas foram votadas até 4h da manhã.

O único ponto original mantido integralme­nte foi o que aumenta as penas para corrupção e torna a prática um crime hediondo caso o valor desviado seja superior a R$ 8,8 milhões.

A quarta medida que visava acelerar o andamento dos processos penais relativos a corrupção e a oitava proposta que pretendia responsabi­lizar partidos por práticas corruptas foram aprovadas parcialmen­te. Por conta disso, o texto que será enviado ao Senado criminaliz­a a prática de caixa dois e limita a exe- cução de uma condenação de um réu quando for reconhecid­o que ele abusou do direito de recorrer.

Os deputados rejeitaram a tipificaçã­o do crime de enriquecim­ento ilícito de funcionári­o público, a ideia de tornar a prescrição dos crimes mais difícil e a de facilitar a retirada de bens adquiridos com a atividade criminosa.

As emendas foram apre- sentadas por deputados de PMDB, PT, PDT, Pros, DEM, PC do B e Solidaried­ade.

Noite de ontem, irritado com críticas do Judiciário, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) manobrou para votar o projeto em regime de urgência, mas foi derrotado. Com a repercussã­o negativa, senadores defendem que ele entre na pauta só ano que vem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil