Agora

CCarrnaval­l de rrrua da capital atrai foliões de outras cidades

Custo menor com hospedagem em albergues e hostels estimula opção por blocos de São Paulo

- (Renê Gardim)

Custo menor, maior segurança e uma forma democrátic­a de brincar Carnaval. Esses são alguns dos principais motivos apontados por foliões que vieram da Grande São Paulo e do interior do Estado para participar da festa na capital paulista.

Muita gente vem pela primeira vez, mas existem aqueles que vieram em anos anteriores e retornam trazendo amigos. “São Paulo esta ficando cada vez melhor, tem gente de tudo quanto é jeito, famílias inteiras, crianças e tudo muito gostoso e tranquilo”, conta a auxiliar financeira Rafaela Kataoka, 26 anos, de Pereira Barreto (623 km de SP).

O carnaval paulistano, que saiu dos clubes e do sambódromo para ganhar as ruas dos bairros e do centro, atrai foliões de diversos lugares.

É o caso do representa­nte comercial Danilo Monteiro, 26 anos, de Guarulhos (Grande SP). Depois de anos passando o Carnaval na praia e no sul de Minas Gerais, decidiu arriscar na capital em 2016. “Foi ótimo, pois é muito divertido e mais barato”, calcula. Este ano, Monteiro reuniu 40 pessoas de sua cidade e formou o grupo Bigodão para passar os quatro dias na festa paulistana.

Já a gestora financeira Juliana Betiol, 26 anos, também de Guarulhos, veio para a capital no último fim de semana para curtir o préCarnava­l. Ontem pela manhã, desembarco­u na estação República do Metrô para o primeiro dia do Carnaval. “Se fosse viajar para outro lugar gastaria muito mais e em Guarulhos não tem uma festa na rua igual aqui”, diz.

Segurança

Outro fator que os foliões elogiam é a segurança. A jornalista Gabriela Moura, 34 anos, de Arujá (Grande SP), vem para o carnaval paulistano há vários anos. “Aqui se pode brincar com toda tranquilid­ade”, analisa.

O engenheiro Paulo Fernandes, 28 anos, de Campinas (93 km de SP), prefere destacar o cresciment­o da festa popular nas ruas como fator de atração. “O carnaval campineiro também é bom, mas em São Paulo tem as pessoas na rua, num clima de alegria”, afirma.

Atraído pelas notícias do sucesso e do cresciment­o da festa de rua paulistana, o técnico em suporte online, Victor Barros, de Pereira Barreto estreia este ano nos blocos da capital.

Outro fator que atrai foliões é a possibilid­ade de hospedagem na casa de amigos ou em hostels e albergues da juventude, onde os preços das estadias são mais em conta.

 ?? Ernesto Rodrigues/Folhapress ?? Grupo Bigodão, de Guarulhos (Grande SP), formado por amigos que se organizara­m para curtir o Carnaval de rua da capital, na linha 4-amarela do Metrô; foliões citam custo menor e segurança como atrativos
Ernesto Rodrigues/Folhapress Grupo Bigodão, de Guarulhos (Grande SP), formado por amigos que se organizara­m para curtir o Carnaval de rua da capital, na linha 4-amarela do Metrô; foliões citam custo menor e segurança como atrativos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil