Agora

Transporte de bicicleta em ônibus só existe no papel

Medida está valendo desde maio de 2016, mas poucos coletivos foram adaptados para receber as bikes

- (William Cardoso) Terminal Guarapiran­ga - Terminal Bandeira Terminal Capelinha - Terminal Bandeira Terminal Santo Amaro - Terminal Bandeira

Portaria de maio de 2016 estabelece que os ônibus superartic­ulados, de 23 metros, poderiam transporta­r bicicletas na capital. Na prática, não foi isso o que encontrou o Vigilante Agora na última semana. Os veículos adaptados são raros e falta informação sobre o assunto tanto por parte de funcionári­os de empresas quanto da prefeitura.

A portaria foi publicada em 7 de maio de 2016, estabelece­ndo que ficaria autorizado o transporte de uma bicicleta por ônibus superartic­ulado, das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59, em dias úteis, a partir das 14h, aos sábados, e durante todo o dia em domingos e feriados. A previsão inicial era de que, até o fim de 2016, 900 ônibus teriam o suporte para facilitar o transporte. Segundo a atual gestão, somente ônibus com suporte podem levar bicicletas e apenas 41 veículos estão preparados para isso.

Dez meses depois, nem mesmo o telefone 156 da administra­ção municipal sabe informar quais as linhas com ônibus adaptados.

No Terminal Bandeira (região central), a boa vontade dos funcionári­os das empresas contrastou com a falta de suporte para bicicleta nos superartic­ulados. Um cobrador da linha 6450-10 (Terminal Capelinha - Terminal Bandeira) ligou para a chefia e obteve a autorizaçã­o para embarcar a bicicleta em um carro sem suporte. “É porque o ônibus vai sair vazio, então dá para colocar no cantinho. Se fosse no meio da viagem, não deixaríamo­s”, disse.

Motorista da linha 645510 (Terminal Capelinha - Largo São Francisco), Marcos Antônio de Medeiros, 41, ficou surpreso e até quis tirar foto com o Vigilante. “É o segundo passageiro que eu levo com bicicleta em oito meses”, disse. O coletivo dele é o único entre 17 a circular naquele horário na linha com suporte.

A linha 475R-10 (Jardim São Savério - Terminal Parque Dom Pedro) pareceu mais adaptada à portaria, com ao menos dois carros preparados com suporte no horário da tarde da última quarta-feira.

No Terminal Mercado (região central), apenas uma linha das três linhas, a 510910 (Terminal Vila Prudente -Terminal Mercado) conta com os ônibus adaptados por padrão. As empresas Vip, Sambaíba e Ambiental informaram, por telefone, que não tinham carros adaptados e por isso não poderiam transporta­r bikes. Não tem ônibus com suporte e funcionári­os não permitiram a entrada

Linha 6450-10

Não tem ônibus com suporte, mas cobrador entrou em contato com chefia e pediu orientação. Ordem foi de que permitisse a entrada, e que a bicicleta fosse colocada em local mais tranquilo, porque estava vazio. Se fosse no meio do percurso, não seria permitida a entrada

Linha 6200-10

Não tem ônibus com suporte e não foi permitida a entrada

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil