Agora

Bolsonaro promete militares em metade do ministério

Possível candidato, deputado diz não se arrepender do que fala e que só não é chamado de corrupto

- (FSP)

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), 61 anos, promete nomear militares para metade de seu ministério se eleito presidente. Ele atribui seu desempenho —tem 9% das intenções de voto no Datafolha— à defesa do uso da violência como meio para combater a violência.

Bolsonaro conversou com a reportagem em seu gabinete na Câmara e por telefone. Disse que nem imprensa nem Supremo “vão me falar o que é limite”.

Sobre sua popularida­de, o deputado afirmou que é bem recebido por onde passa.

“Quando vou para qualquer capital de Estado, tem no mínimo mil pessoas me esperando. Tenho bandeiras que um presidente pode levar avante e o povo está gostando. Quem sou eu na política perto de Serra, Aécio, Alckmin, Marina, Ciro? Sou um deputado que vocês chamam de baixo clero.

O possível candidato prometeu militares em seu mandato. “Se eu chegar lá um dia, vou botar militares em metade dos ministério­s, gente igual a mim”. Sobre ter gays, foi enfático. “Se ela for competente, vai ocupar a função, se eu convidar e se ela topar, né... Agora, você não pode fazer da sua opção sexual carteira de trabalho. Você vê a Eleonora Menicucci. Declarou que faz sexo com homens e mulheres e seu grande orgulho é a filha gay. A Dilma a escolheu para secretária de Política para as Mulheres. Você acha que ela representa a minha mãe?” Entretanto, diz não ser homofóbico. “Sou acusado de tudo, só não de corrupto.”

Tortura

Bolsonaro falou também sobre métodos de investigaç­ão. “Tem de ter métodos enérgicos. Eu proponho, o Congresso aprova. Ninguém é candidato para ser ditador. [Sou a favor de] tratar o elemento com a devida energia. O cara senta ali, faz a pergunta, ele responde. Se não responde, bota na solitária. Fica uma semana, duas semanas, três meses, quatro meses... Problema dele. Você não combate violência com amor, combate violência com porrada, pô.”

 ?? Ricardo Borges/Folhapress ?? O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em clube de subtenente­s e sargentos do exército na cidade do Rio de Janeiro; militar defende o uso de tortura policial
Ricardo Borges/Folhapress O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em clube de subtenente­s e sargentos do exército na cidade do Rio de Janeiro; militar defende o uso de tortura policial
 ?? Ueslei Marcelino - 24.nov.2016/Reuters ??
Ueslei Marcelino - 24.nov.2016/Reuters

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil