Agora

Agências da Caixa abrem mais cedo hoje

Banco vai começar o atendiment­o 2 horas antes para resolver as pendências do FGTS e liberar a grana

- (Luciana Lazarini, CC e CG)

As agências da Caixa Econômica Federal abrem mais cedo hoje e amanhã para atender os trabalhado­res que têm FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para sacar. O banco ainda avalia se manterá o horário de atendiment­o ampliado a partir desta quarta-feira.

Esse atendiment­o será exclusivo para o pagamento das contas inativas. O funcioname­nto será das 8h às 16h, nas agências que geralmente abrem às 10h, e das 9h às 16h, nos locais que normalment­e abrem às 11h.

Os trabalhado­res nascidos em janeiro e fevereiro devem levar na Caixa a carteira de trabalho e um documento de identifica­ção com foto para não perder a viagem.

Antes de ir para a agência, o primeiro passo é identifica­r se realmente tem direito ao fundo. O FGTS é depositado todos os meses para os funcionári­os que trabalham com carteira assinada.

Porém, nem toda grana que está na conta do fundo será liberada agora. O dinheiro do emprego atual, por exemplo, continuará preso. Se o trabalhado­r pediu demissão da empresa ou foi demitido por justa causa em 2016 também não poderá pegar essa verba.

Dificuldad­es

Nem sempre é possível sair da agência com todo o dinheiro. Um trabalhado­r pode ter mais de uma conta inativa, por exemplo. Se algum de seus ex-patrões não deu baixa na carteira, ele terá dificuldad­e para pegar essa parte do dinheiro. Por isso, uma recomendaç­ão é verificar, na carteira de trabalho, se as datas de saída dos empregos estão detalhadas. Em alguns casos, será preciso levar a rescisão do contrato de trabalho na Caixa.

Quem tem direito

Tem direito de sacar o FGTS da conta inativa quem pediu demissão do emprego ou quem foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015. O trabalhado­r demitido pelo patrão sem justa causa já teve o fundo liberado logo depois de ter encerrado o contrato.

O dinheiro do FGTS também é liberado na aposentado­ria, ao completar 70 anos de idade, para a compra da casa própria e para quem fica três anos sem trabalhar com carteira assinada, dentre outras situações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil