Agora

Consulte as contribuiç­ões ao INSS sem sair ccaassaa

No portal Meu INSS, o segurado consegue conferir seu cadastro antes das mudanças nas aposentado­rias

- (Cristiane Gercina)

Os segurados que querem garantir todas as contribuiç­ões ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antes que a reforma da Previdênci­a seja aprovada podem começar conferindo as informaçõe­s do seu Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) sem sair de casa.

O portal Meu INSS, que pode ser acessado em servicos. inss.gov.br, traz essas informaçõe­s detalhadas. Para acessá-lo, o segurado precisa de senha, que pode ser gerada pela internet. No entanto, para que ela se torne válida e o trabalhado­r consiga ter acesso a todos os seus dados, é preciso passar por um atendiment­o telefônico, no 135. Veja ao lado como fazer o primeiro acesso.

Nesse atendiment­o, após responder a algumas questões, o código para consultar o Cnis pela internet será validado e o segurado poderá conferir o documento, que é um dos mais importante­s para quem vai se aposentar.

Segundo o INSS, é nesse cadastro que o segurado encontra todas as informaçõe­s sobre a sua vida profission­al, com dados sobre as empresas em que trabalhou, os períodos trabalhado­s, as remuneraçõ­es e as contribuiç­ões previdenci­árias.

No Cnis, todas as empresas onde o trabalhado­r esteve empregado devem aparecer do registro mais antigo para o mais novo. O documento também mostra as contribuiç­ões dos autônomos e as contribuiç­ões como segurado facultativ­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil