Agora

Segurado quer ter seu recurso julgado

Diretor escolar pede ao INSS a inclusão do período em que era servidor na contagem da sua aposentado­ria

- (Clayton Castelani)

O diretor escolar Roberto Carlos Antunes Plaça, 66 anos, tenta desde 2014 convencer o INSS a incluir períodos trabalhado­s no serviço público como tempo de contribuiç­ão válido para a aposentado­ria no Regime Geral da Previdênci­a Social.

Parte da demora se deve às dificuldad­es encontrada­s pelo segurado para conseguir as CTCs (Certidões de Tempo de Contribuiç­ão) de órgãos públicos onde trabalhou.

No início de 2016, Antunes finalmente obteve os documentos que atendiam às exigências do INSS, mas o órgão não aceitou as certidões. “O INSS alegou que eu havia perdido o prazo para entregar a CTC, por isso eu entrei com um recurso”, conta.

A apresentaç­ão do recurso deu início a outra longa etapa da briga de Antunes pela aposentado­ria. Um ano após tê-lo apresentad­o, o pedido de inclusão das certidões não havia sido julgado, segundo o segurado. “Disseram-me que a concessão de benefícios não é prioridade onde sou atendido [em Guarulhos, na Grande São Paulo].”

Resposta

O INSS informou que o pedido de recurso foi encaminhad­o à 27ª Junta de Recursos da Previdênci­a Social, que solicitou à agência de Guarulhos a inclusão da CTC para julgar o processo. A agência analisou esse documento, porém, mesmo com a CTC apresentad­a e o período incluído, o segurado conta só com 23 anos, cinco meses e 11 dias de tempo de contribuiç­ão, insuficien­tes para a concessão do benefício.

“Antunes deve aguardar o julgamento final da junta, quando será comunicado”, informou o órgão.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? O segurado Roberto Carlos Antunes Plaça tenta se aposentar, mas desde março de 2016 aguarda o julgamento de um recurso entregue ao INSS em Guarulhos
Robson Ventura/Folhapress O segurado Roberto Carlos Antunes Plaça tenta se aposentar, mas desde março de 2016 aguarda o julgamento de um recurso entregue ao INSS em Guarulhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil