Agora

Porteiro deve ser preparado para socorrer em emergência

Funcionári­os dos prédios precisam ter treinament­o e dispor de um quadro com os telefones para socorro

- (Tatiana Cavalcanti)

Porteiros e zeladores devem passar por treinament­o especializ­ado, e atualizado anualmente, para prestar socorro a moradores e outros funcionári­os que passem mal ou tenham algum acidente dentro do condomínio.

“Eles serão os primeiros a identifica­r o problema e devem saber chamar o socorro”, diz Marcos Palumbo, capitão do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Palumbo, ser ágil é fundamenta­l por- que o tempo é precioso. “A cada minuto que passa, perdemos 10% de chance de salvar o paciente”, conta.

Portanto, ele diz, é preciso ligar para os números 192 (ambulância) ou 193 (bombeiros) e evitar mexer na pessoa ferida, caso não tenha treinament­o.

O ex-porteiro e agora zelador Claudinei Evangelist­a de Souza, 35 anos, tem treinament­o em primeiros-socorros e conta já ter ajudado umas dez pessoas ao longo de oito anos. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira. “Um senhor que tem diabetes perdeu a visão e me interfonou pedindo ajuda porque não enxer- gava. Mantive a calma, liguei para a ambulância e para a família dele. Ele foi para o hospital e ficou bem”, conta.

Os prédios da capital não são obrigados a terem macas e cadeiras de rodas, mas devem proporcion­ar o treinament­o da Brigada de Incêndio a funcionári­os.

“Essa não é uma realidade na maioria dos condomínio­s, infelizmen­te”, afirma o especialis­ta em segurança Wlauder Robson Gonçalves.

“O porteiro não pode ser surpreendi­do. Deve ser treinado para pedir apoio do zelador ou das pessoas próximas e para solicitar o socorro”, afirma Gonçalves.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O zelador Claudinei Evangelist­a de Souza, 35 anos, com caixa de primeiross­ocorros que guarda para casos de emergência em prédio na Vila Mascote (zona sul de São Paulo)
Rivaldo Gomes/Folhapress O zelador Claudinei Evangelist­a de Souza, 35 anos, com caixa de primeiross­ocorros que guarda para casos de emergência em prédio na Vila Mascote (zona sul de São Paulo)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil