Agora

Brasil quer botar medo na elite do surfe mundial

- (Agências)

Começa na madrugada de hoje para amanhã, em Gold Coast (AUS), a temporada 2017 do surfe. E o Brasil terá chances de fazer frente aos americanos (20 títulos) e australian­os (19), maiores campeões do circuito.

Dono de duas taças, com Gabriel Medina (2014) e Mineirinho (2015), o Brasil parte nesta temporada com nove surfistas na briga pelo troféu de rei do surfe. Além dos campeões, Filipe Toledo também aparece entre os favoritos no circuito que contará com 11 rodadas.

Além da pressão brasileira e também havaiana, com o atual campeão, John John Florence, o ingredient­e especial é que o circuito contará com mais três campeões: o americano Kelly Slater e os australian­os Mick Fanning e Joel Parkinson.

“Vou fazer o que for preciso para obter os pontos necessário­s para a vitória. Sempre!”, disse Filipe Toledo.

Filipinho foi atrapalhad­o por uma lesão em 2016 e alternou grandes atuações com derrotas precoces, mas seus aéreos seguem impression­antes —e o surfe de base melhora a cada temporada.

Em 2015, Filipinho foi campeão de três etapas (Gold Coast, Rio e Cascais-POR). Junto com Medina e Mineirinho, ele lidera a “Onda Brasileira” (ver tabela ao lado).

Em Gold Coast, a quarta bateria terá o duelo dos brasileiro­s Medina e Wiggolly Dantas. Kelly Slater e Mick Fanning vão competir na sétima bateria da etapa.

Filipinho correrá a décima bateria contra Adrian Buchan-AUS e Frederico Morais-POR. Mineirinho vai competir na 11ª bateria com os australian­os Josh Kerr e Bede Durbidge.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil