Agora

Haddad liberou prédios em área verde

- (FSP)

Inicialmen­te reservada para ser um parque, uma área verde superior a três campos de futebol na zona oeste de São Paulo foi liberada para ganhar três condomínio­s de moradias populares no último dia de mandato do prefeito Fernando Haddad (PT).

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a mudança e averiguar se houve crime ambiental, após representa­ção de entidade de proteção do Parque Linear Caxingui, no Morumbi (zona oeste).

A preocupaçã­o é com a vegetação nativa da região. “A biodiversi­dade é muito sig- nificativa”, afirma Marcos Stefani, promotor de Justiça. O futuro parque linear do córrego Caxingui também é considerad­o importante para preservar as águas do local.

A celeuma envolvendo a área próxima de 36 mil m2 começou em 2015, quando a construtor­a Cury protocolou um projeto na prefeitura.

O zoneamento da época, feito em 2004, previa moradia de interesse social. Mas, em 2016, quando novo zoneamento foi aprovado, a área foi classifica­da como de preservaçã­o ambiental.

O empreended­or argumenta que, mesmo com a mudança do zoneamento, é possível considerar as regras da época do protocolo para a construção, em 2015. Paula Motta Lara, ex-secretária de Licenciame­nto de Haddad, concorda. Um parecer da secretaria do Verde da gestão Haddad, de 2016, porém, diz que a área não é propícia para imóveis e que deveria considerar o novo zoneamento.

A liberação foi publicada no “Diário Oficial” em 31 de dezembro. Segundo empreended­ores, a construção das torres para a classe média, não inviabiliz­ará o parque porque metade da área foi dada ao município.

 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? Terreno de cerca de 36 mil metros quadrados na região do Morumbi, na zona oeste, é alvo de conflito
Bruno Santos/Folhapress Terreno de cerca de 36 mil metros quadrados na região do Morumbi, na zona oeste, é alvo de conflito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil