Agora

Tubarão é resgatado de casa no interior

- (FSP)

Ribeirão Preto Na última quarta-feira, o Aquário de Ubatuba (226 km de SP), no litoral norte, enviou uma equipe até Ribeirão Preto (313 km de SP), para resgatar um tubarão de 20 kg, barbicha e nome fofo: Dentinho.

Idade não definida, Dentinho cresceu na casa de um aquarista. Chegou lá há três anos e meio, enfiado num isopor de gelar cerveja de 60 cm de compriment­o. O tuba tinha 70 cm. Hoje, tem 1,60 m e pesa 20 kg.

O aquarista conta que, para evitar que o animal virasse churrasco por quem o trouxe, aceitou cuidar dele, apesar da ilegalidad­e (por isso, seu nome fica sob sigilo).

O tubarão-lixa —o nome se deve à pele áspera ao toque— está ameaçado de extinção desde 2004. Mesmo se não estivesse, seria ilegal. É crime manter qualquer animal selvagem brasileiro em casa, ato passível de multa de R$ 5.000 (ameaçados) ou R$ 500 (não ameaçados).

A lei incentiva quem tem um bicho desses e decide entregá-lo voluntaria­mente. Aí o dono do animal não é autuado. Foi o caso do aquarista, cuja entrega ao Aquário de Ubatuba foi acompanha- da pela PM Ambiental e representa­ntes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O caminhão usado no resgate levava um tanque de 1.400 litros de água salgada, feito de madeira e fibra de vidro, mais dois reservatór­ios de 1.000 litros cada e sacos de sal. A operação começou às 6h45 de quarta e terminou às 11h de quinta.

 ?? Joel Silva/Folhapress ?? O tubarão, durante o resgate feito pela equipe do Aquário de Ubatuba; dono o entregou porque posse é ilegal e ele não tinha mais condições de mantê-lo
Joel Silva/Folhapress O tubarão, durante o resgate feito pela equipe do Aquário de Ubatuba; dono o entregou porque posse é ilegal e ele não tinha mais condições de mantê-lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil