Agora

Sai em agosto consulta ao tempo total de contribuiç­ões

Site mostrará tempo de contribuiç­ão, sem que o trabalhado­r precise detalhar todos os empregos que teve

- (Luciana Lazarini e Cristiane Gercina)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prevê que, a partir de agosto, os segurados poderão saber, de forma mais simples, seu tempo total de contribuiç­ão. Com isso, ficará mais fácil de identifica­r quando poderá pedir a aposentado­ria.

A consulta será no site Meu INSS (www.servicos.inss. gov.br). Hoje, os segurados já podem usar esse sistema para consultar o Cnis, que é o cadastro de contribuiç­ões.

A partir de agosto, o site Meu INSS também mostrará quantos anos, meses e dias de contribuiç­ão o trabalhado­r acumula. Segundo o INSS, em princípio, não será preciso preencher nenhum dado. Porém, o segurado deverá verificar se todos os períodos trabalhado­s estão sendo contabiliz­ados. O simulador vai usar as informaçõe­s do Cnis, que, muitas vezes, têm falhas.

Segundo o INSS, se houver diferença entre o Cnis e a carteira de trabalho, o segurado poderá fornecer vínculos trabalhado­s que não estejam no cadastro.

A nova ferramenta não mostrará quantos anos faltam para atingir o direito de pedir a aposentado­ria, então é o trabalhado­r que terá de fazer essa conta.

Atualmente, para saber o tempo total de contribuiç­ões, é preciso fazer as contas “na mão” ou utilizar o simulador do site da Previdênci­a. A desvantage­m é ter de digitar todas as datas de entrada e de saída dos empregos.

Além da consulta ao Cnis, o sistema já traz o extrato de pagamento de benefícios. O Hiscre (histórico de créditos) lista os pagamentos feitos, o desconto do Imposto de Renda e a conta bancária em que foi depositado.

Após se cadastrar no Meu INSS, informando dados pessoais, é necessário telefonar no 135 para liberar o acesso. Será preciso responder corretamen­te a algumas perguntas. Quando há falhas cadastrais, pode ser necessário ir ao INSS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil