Agora

Centrais estudam vetos à terceiriza­ção

- (VS)

As centrais sindicais estão conversand­o com o governo sobre a aprovação de trechos dois textos que tratam da terceiriza­ção

O que o governo quer:

Garantir o recebiment­o de INSS, Fundo de Garantia e imposto de renda O projeto que está no Senado determina que a empresa principal retenha os tributos para pagar à União; a proposta aprovada na Câmara não traz essa garantia

As centrais sindicais estão em negociação com o governo para aprovar partes dos dois projetos que tratam da terceiriza­ção. A CUT (Central Única dos Trabalhado­res) é a única que não participa.

Enquanto as centrais buscam ampliar as garantias dos trabalhado­res, o governo quer proteger a arrecadaçã­o.

O projeto que está no Senado evita eventuais calotes das terceiriza­das ao governo, pois determina que a em- presa principal retenha os tributos que devem ser recolhidos à União, como INSS, FGTS (Fundo de Garantia) e Imposto de Renda. Essa garantia não consta no projeto aprovado pela Câmara.

O texto que ainda não foi votado no Senado permite ao trabalhado­r entrar na Justiça contra as duas empresas, em caso de falta de pagamento. Já a proposta que foi aprovada nesta semana só permite acionar a empresa principal, se esgotadas todas as possibilid­ades com a intermediá­ria. Essa é uma das maiores preocupaçõ­es das centrais.

Segundo Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, na próxima semana elas se reúnem em Brasília para conversar com os senadores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil