Agora

‘Apenas PMDB recebia propina de Belo Monte’

- (FSP)

Ex-presidente da Odebrecht Infraestru­tura, Benedicto Júnior, o BJ, afirmou ao TSE que o PMDB recebeu recursos pelas obras da usina de Belo Monte, no Pará.

O ex-executivo disse que se recorda de ter sido o senador Edison Lobão (PMDBMA) a pessoa para quem os valores vinculados à obra deveriam ser destinados. Ele cita ainda um “deputado ou ex-deputado” do Pará.

BJ prestou depoimento em 2 de março ao ministro do Herman Benjamin, relator da ação contra a chapa DilmaTemer. A reportagem teve acesso à integra do relato.

Ele declarou que o partido de Temer foi o único a receber do esquema de Belo Monte por causa de um veto ao PT feito, segundo ele, por Marcelo Odebrecht, ex-presi- dente e herdeiro do grupo.

“Quando recebi o projeto, foi-me informado que havia alguns compromiss­os assumidos lá na partida. E esses compromiss­os estavam destinados a dois partidos, sendo que um dos partidos havia uma orientação de Marcelo de que não deveríamos fazer as contribuiç­ões. Era o PT. E o PMDB tinha as pessoas que tratavam lá com os executivos anteriores a mim. Não houve nada ao PT especifica­mente feito por Belo Monte por orientação do próprio Marcelo”, afirmou.

O relator então questiona quem recebia pelo PMDB.

“Se não me engano, foi combinado através do doutor Edison Lobão e teve um deputado ou um ex-deputado do Pará”, respondeu.

Resposta

O advogado de Lobão, Antonio Carlos Castro, nega as acusações. “Dar valor a ‘ouvir dizer’ e a ‘salvo engano’ é desmoraliz­ar o instituto da delação”, disse.

 ??  ?? O senador Edison Lobão (PMDB-MA), que é presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça
O senador Edison Lobão (PMDB-MA), que é presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil