Agora

Sem apoio, Trump de votar reforma na saúde

Lei que substituir­ia Obamacare não tem os votos necessário­s dentro do partido do presidente dos EUA

- (FSP)

Washington Mesmo após intensa mobilizaçã­o, o governo Donald Trump e a liderança republican­a não conseguira­m o apoio que precisavam na Câmara para aprovar a proposta de substituiç­ão do Obamacare e retiraram da pauta o texto, que deveria ser votado ontem.

Obamacare é como é conhecida a reforma de saúde aprovada na gestão Barack Obama que estabelece regras para planos de saúde e oferece subsídios para quem contrata. O país não tem sis- tema público. Acabar com o programa é promessa de campanha de Trump.

Os republican­os só poderiam ter 22 deserções entre os 237 deputados partidos.

No início da tarde de ontem, o presidente da Câmara e autor do projeto da chamada Lei de Saúde Americana, batizada de Trumpcare, Paul Ryan, foi até a Casa Branca para avisar o presidente que não tinha conseguido os votos para a aprovação.

Segundo a imprensa dos EUA, Trump teria pedido que a proposta então não fosse submetida a votação.

Trump atendeu a ala mais conservado­ra da legenda, aceitando acabar com as exigências de que os planos de saúde ofereçam uma série de coberturas, como serviços emergencia­is, cuidado prénatal e cobertura para doenças mentais. Eles alegam que isso impede a redução dos valores dos planos.

Mas alguns republican­os defendem ainda o fim da proibição de que os planos recusem pessoas com doenças pré-existentes e da inclusão de filhos como dependente­s até 26 anos.

O texto ainda enfrentava resistênci­a entre republican­os de centro, que não gostaram das projeções apontando que 24 milhões de pessoas perderiam a cobertura de saúde nos próximos dez anos com o projeto.

Trump culpou a oposição democrata e diz que o Obamacare “vai explodir”.

 ?? Pablo Martinez Monsivais/AP ?? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sofreu derrota ontem; maioria na Câmara, republican­os não conseguira­m aprovar lei do ‘Trumpcare’
Pablo Martinez Monsivais/AP O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sofreu derrota ontem; maioria na Câmara, republican­os não conseguira­m aprovar lei do ‘Trumpcare’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil