Agora

Deslizamen­to mata homem soterrado na zona norte

Mulher e bebê de dono de ferro-velho escaparam com vida. Moradores de área de risco serão retirados

- (Laís Oliveira)

O dono de ferro-velho Dorival Teixeira Lima, 53 anos, morreu soterrado por um deslizamen­to de terra, por volta das 5h30 de ontem, na região do Jardim Anhanguera (zona norte de SP). De acordo com a Defesa Civil, a área é de risco, com histórico de desabament­os.

“Aparenteme­nte, foi um desmoronam­ento causado por infiltraçã­o, mas precisamos fazer a perícia técnica para ter certeza”, afirmou Ademilson Nunes, chefe de Gabinete da Prefeitura Regional de Perus.

Segundo vizinhos, Lima estava com a mulher, Viviane Santos, e a filha deles, Emily, três meses, em seu barraco, no bairro 16, na altura do km 23 da rodovia Anhanguera. Não chovia na hora. “Elas ficaram intactas, só sujas de barro”, conta o ajudante-geral José Adriano de Oliveira, 37 anos.

No barraco, de dois cômodos, restou os vestígios do lar onde a família morava havia três meses: a televisão encoberta de terra, um pedaço do colchão à mostra, caixa de leite e pacotes de gelatina.

Os moradores dizem que o vazamento de esgoto de uma casa no alto do morro pode ter causado o acidente. “Ele ia ver isso hoje, mas não deu tempo”, lamenta a ex-mulher da vítima, a vendedora Rosangela da Silva, 49 anos.

Um dos quatro filhos deles, Rafael da Silva Teixeira Lima, 28 anos, diz que vizinhos ouviram um barulho e, ao saírem de casa, o barraco já estava soterrado. “Meu pai tinha comprado o terreno havia alguns anos, mas só resolveu construir agora.”

A Defesa Civil diz que a área foi ocupada de forma irregular. Segundo a prefeitura, em 2006 foram retirados mais de 180 barracos do local, por ser uma área de risco. No chão há marcas de antigas casas construída­s.

A Defesa Civil diz que de 10 a 15 barracos estão com risco maior, mas não houve interdiçõe­s. “Será preciso isolar a área e retirar as pessoas”, afirmou o geólogo José Fernando Pires de Santos, da Defesa Civil.

 ?? Ernesto Rodrigues/Folhapress ?? Restos do barraco onde morava o dono de ferro-velho Dorival Teixeira Lima, 53 anos, atingido por deslizamen­to de terra em área de risco no Jardim Anhanguera (zona norte); mulher e filho de três meses sobreviver­am; Defesa Civil vai isolar local e...
Ernesto Rodrigues/Folhapress Restos do barraco onde morava o dono de ferro-velho Dorival Teixeira Lima, 53 anos, atingido por deslizamen­to de terra em área de risco no Jardim Anhanguera (zona norte); mulher e filho de três meses sobreviver­am; Defesa Civil vai isolar local e...
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil