Agora

Cresce número de mortes de pedestres na Grande SP

117 pessoas foram mortas atropelada­s no 1º bimestre deste ano, contra 101 em igual período de 2016

- (William Correia e JSJ)

O número de mortes por atropelame­nto na Grande São Paulo aumentou 15,8% no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 117 óbitos em janeiro e fevereiro deste ano, contra 101 em 2016.

O levantamen­to, que leva em conta as 39 cidades da região metropolit­ana e a capital, foi feito pelo Agora com base nos dados do sistema Infosiga, ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

O aumento nas mortes por atropelame­nto deve-se principalm­ente ao mês de feve- reiro, quando 71 pedestres morreram em acidentes de trânsito na região metropolit­ana (no ano passado, nesse mesmo mês, foram 54).

Para Luiz Vicente Figueira de Mello, especialis­ta em mobilidade urbana do Mackenzie, a solução para diminuir o número de óbitos em atropelame­ntos é, justamente, não olhar os números totais, mas individual­mente.

“É necessário analisar e estudar cada um desses atropelame­ntos para definir se a solução é reduzir o número do limite de velocidade, colocar grades para impedir que se atravesse fora da faixa de pedestre ou aumentar a presença de agentes para orientar as pessoas, por exemplo”, disse o especialis­ta. “O pedestre é o elemento mais frágil no trânsito, é dever do poder público lhe dar mais proteção”, afirmou Figueira de Mello.

Bicicletas

A morte de pedestres foi a única que registrou aumento consideráv­el entre os tipos de vítimas. Em relação a ciclistas, houve aumento de apenas uma morte (de 11 para 12) nos bimestres de 2016 e 2017. Os dados relativos a todas as outras vítimas de trânsito mostram redução de mortes.

O total de óbitos em acidentes de trânsito caiu de 308 para 281, no período, na região (veja quadro).

Em relação apenas à capital, também houve redução do total de mortes em acidentes no período (de 158 para 134) e aumento de óbitos de pedestres (de 52 para 63).

 ?? Ernesto Rodrigues - 3.nov.2016/Folhapress ??
Ernesto Rodrigues - 3.nov.2016/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil