Agora

Saiba como juntar grana e comprar dólares para viajar

-

“Como juntar mais ou menos R$ 4.000 e comprar dólares para viajar para os Estados Unidos neste ano?”

A preocupaçã­o com a compra de dólares cresceu com a possibilid­ade de o governo elevar o imposto que incide sobre a aquisição de moeda estrangeir­a, o IOF.

Mas é sempre difícil —e arriscado— tentar dizer em quanto estará a cotação do dólar até a viagem da leitora M.D.S., como também não é possível pensar em um bom investimen­to para um período curto, que a leitora infelizmen­te não precisou qual é. Não poderá ser, entretanto, algo arriscado.

Aos poucos

O problema é que ninguém sabe como o dólar vai ficar, ainda mais em um período tão instável como este e com tantas variáveis.

O melhor é ir comprando a moeda norte-americana aos poucos, a cada semana ou a cada mês.

O dólar poderá cair mais à frente? Pode, mas também há um bom risco de subir. Se distribuir esse risco ao longo do tempo que você tem pela frente, você terá comprado dólar em um valor médio mais razoável.

Até lá, você pode aproveitar as taxas de juros altas e colocar suas economias em produtos de renda fixa.

O Tesouro Direto seria uma opção, mas é preciso pensar no prazo até a partida.

Se houver essa possibilid­ade de um câmbio elevado tornar a sua ida aos Estados Unidos proibitiva, para alguns especialis­tas, a saída é proteger seu dinheiro com uma aplicação em um fundo cambial.

Esse tipo de fundo segue a variação do dólar, mas, muitas vezes, as taxas de administra­ção são elevadas.

Se você conseguiss­e aplicar em produtos de renda fixa como um CDB (Certificad­o de Depósito Bancário), a rentabilid­ade poderia ser melhor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil