Agora

Cuidar do jardim é para quem conhece do assunto

Empresa deve ser diferente daquela que cuida de portaria e limpeza. Conhecer plantas é importante

- (Tatiana Cavalcanti e William Cardoso)

O cuidado com a área verde de um prédio deve ser entregue nas mãos de quem entende do assunto. Essa é opinião de especialis­tas em administra­ção de condomínio­s sobre como deve ser feita a gestão dos jardins.

O síndico profission­al Márcio Alves de Oliveira afirma que é um trabalho especializ­ado. “Ela deve ser uma empresa terceiriza­da diferente da que faz limpeza e portaria. Vai pagar um pouco mais, mas vai economizar depois no custo de reposição das plantas”, diz Oliveira

Diretor de Condomínio­s do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Sérgio Meira de Castro Neto diz que um especialis­ta pode ajudar. “É o caso, por exemplo, da escolha correta das plantas e do local de plantio, pois raízes podem afetar a impermeabi­lização a tubulação.”

O morador interessad­o também pode ajudar a cuidar do jardim do prédio, desde que haja autorizaçã­o. O cantor Tom Zé, 80 anos, que mora em Perdizes (zona oeste), é um deles. Ao lado do zelador Francisco de Almeida Araújo, o Chico, 60 anos, cuida das rosas há décadas. “Cultivamos lágrimasde-cristo com pontas de cores diversas, trepadeira­s, que estão imensas, e rosas, que são sempre generosas e muito lindas”, conta Tom Zé.

Para ele, a jardinagem no prédio foi uma terapia. “Mexendo na terra, obtive força para viver uma fase ruim em que fiquei sem trabalho. Já faz mais de 30 anos. Dali em diante, passei a cuidar dos jardins que me rodeiam.”

Tom Zé usa roupa velha para o trabalho e gasta cerca de dois salários mínimos (R$ 1.874) para deixar o jardim com manutenção em dia.

 ??  ??
 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? O cantor Tom Zé ajuda a cuidar do jardim de seu prédio, em Perdizes
Ronny Santos/Folhapress O cantor Tom Zé ajuda a cuidar do jardim de seu prédio, em Perdizes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil