Agora

Ferrari acerta estratégia e Vettel desbanca Hamilton

Alemão se aproveitou da parada de Lewis Hamilton nos boxes e deixou rival para trás na abertura da F-1

- (Fabrício de Lima)

Lewis Hamilton era o pole e favorito à vitória no GP da Austrália, mas uma estratégia perfeita da Ferrari deu ao alemão Sebastian Vettel a vitória na primeira das 20 etapas da Fórmula 1 em 2017.

Hamilton liderou no início, Vettel tomou a ponta na única parada do rival nos boxes e venceu pela segunda vez em Melbourne. Bottas, da Mercedes, fechou o pódio.

“Foi um ótimo dia para nós. O time tem trabalhado muito duro na pista e também na fábrica. A sensação é incrível”, comemorou o alemão após as 57 voltas. “É bom demais ver as pessoas sorrindo, mas agora temos de zerar tudo para a China”.

Na largada, Hamilton pulou na frente e manteve uma distância confortáve­l para o alemão, que tinha o estreante na Mercedes Valtteri Bottas mais atrás. Hamilton parou na volta 16, mas Vettel ficou na pista e só parou quase oito giros depois.

Quando voltou à pista, Vettel ficou à frente de Hamilton e deixou encaminhad­a a vitória. O inglês da Mercedes não conseguiu ultra- passar Max Verstappen (Red Bull) rapidament­e e lamentou o segundo lugar.

O inglês também enfrentou problemas com os pneus na reta final da prova. Isso o impediu de chegar em Vettel e ainda teve de monitorar a pressão de Bottas.

Problema no pneu

“Sofremos muito com os pneus. Mesmo quando estava na frente já sofria com falta de aderência, o Vettel sempre conseguiu responder minhas voltas rápidas, e fui ficando sem pneu”, falou o atual vice-campeão da F-1.

“No fim, fiquei preso no tráfego, meus pneus esquentara­m muito e eu fui ficando ainda mais lento, mas deu tudo certo e fiquei em segundo. No geral, foi uma boa corrida”, comemorou.

Para Valtteri Bottas, a primeira corrida como substituto do atual campeão Nico Rosberg, já aposentado, foi sensaciona­l e alertou sobre o poder da Ferrari.

“Tudo correu muito bem, entretanto os caras de vermelho foram mais rápidos, então temos de trabalhar um pouco mais duro. É o começo, nós podemos melhorar a partir daqui”, festejou.

Aos 27 anos, Bottas chegou ao décimo pódio na sua carreira em 77 corridas disputadas na F-1.

 ?? Rick Rycroft/AP ?? Sebastian Vettel (de frente) leva banho de Lewis Hamilton (acima) e é abraçado por Luigi Fraboni, diretor de operações de pista da Ferrari, no pódio em Melbourne; o piloto alemão levou a melhor sobre o arquirriva­l
Rick Rycroft/AP Sebastian Vettel (de frente) leva banho de Lewis Hamilton (acima) e é abraçado por Luigi Fraboni, diretor de operações de pista da Ferrari, no pódio em Melbourne; o piloto alemão levou a melhor sobre o arquirriva­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil