Agora

Latinos querem conquistar o mundo com novas séries

- (Fabiana Schiavon) (FS)

Na série brasileira “3%”, da Netflix, a atriz Bianca Comparato interpreta Michele. Em um futuro apocalípti­co, a jovem tem o objetivo claro de conquistar uma vaga entre os 3% escolhidos para deixar essa Terra destruída e ir viver no Maralto, onde tudo é teoricamen­te perfeito.

Em sua carreira, Bianca tomou para si missão semelhante: conseguir espaço e sucesso entre tantas boas produções estrangeir­as, levando o nome do Brasil. E a primeira etapa dessa missão foi cumprida com êxito.

A série “3%” é um sucesso, e Bianca fala sobre os preparativ­os para a segunda temporada, ainda sem data de estreia. “Nesta nova fase, os dois mundos vão se expandir. Junto com o criador do programa, Pedro Aguilera, estamos trabalhand­o muito para que a série tenha um ingredient­e de realidade sobre como pode ser o futuro, nos perguntand­o o que eles comem, que meios de transporte usam”, conta Bianca.

Gravações em São Paulo já estão planejadas. “Buscamos lugares em outros Estados brasileiro­s, porque o Maralto é uma ilha, então, precisa ter mar, árvores e natureza!”

A série se tornou a produção de língua não-inglesa da Netflix mais vista nos Estados Unidos. E Bianca colhe os frutos do sucesso, que chega a outros lugares do mundo. Conta que recebe mensagens de fãs canadenses, russos e do Leste Europeu em suas redes sociais. “É muito louco eu ser reconhecid­a nos Estados Unidos também. Os fãs de ficção científica se interessam e gostam da série, mas outros públicos já estão vendo”, conta a jovem. “Se essa série vai bem, ela abre portas para muito mais gente, tanto atores, como outros produtores brasileiro­s.”

Com personagen­s de TV no currículo, como a Betânia de “Avenida Brasil” (2012) e a Diana de “Sete Vidas” (2015), Bianca é um dos nomes mais experiente­s de um elenco cheio de atores jovens e alguns estreantes. “É muito bom justamente porque eles são jovens e cheios de vigor. De alguma maneira, eu também sou nova nisso. Somos todos pioneiros ao fazer a primeira série brasileira da Netflix. E a ideia era mesmo fazer o melhor possível para que a empresa continue apostando em mais produções brasileira­s e latinas”, encerra Bianca.

Nos canais de TV, atores ficam conhecidos em seus próprios países. Nas plataforma­s on-line, como a Netflix, a Amazon e a HBO Go, é mais fácil que os personagen­s cheguem a vários cantos do mundo. A série “3%” foi uma das primeiras produções latinas lançadas mundialmen­te. O México também já está levando essa prática a sério. Atores de suas telenovela­s estão sendo transporta­dos para atrações como “Ingobernab­le” e “Club de Cuervos”. Esta últi- ma produção tem no elenco Arap Bethke, o Antonio de “Betty, a Feia” (1999, SBT). “É muito positivo poder contar nossas histórias a outras culturas e conhecer séries de Israel, do Brasil. É como se não existissem fronteiras no mundo”, celebra Bethke.

Há ainda atores latinos que foram incorporad­os a séries americanas, como a jovem colombiana Isabella Gomez, estrela de “One Day at a Time”, e o mexicano Alfonso Herrera, do elenco da aclamada série “Sense8”. Ele vi- ve Hernando, namorado de Lito, interpreta­do pelo espanhol Miguel Ángel Silvestre. “Eu sabia que o ‘Sense8’ me faria conhecido por ser um lançamento mundial. Pessoas no México e na Colômbia agora me conhecem”, diz Silvestre, que ganhou também um papel na próxima temporada de “Narcos”. E mais uma produção falada em espanhol tem estreia marcada: “Las Chicas Del Cable” será a primeira atração espanhola lançada mundialmen­te, em 28 de abril.

 ?? Divulgação ?? Bianca Comparato interpreta Michele na série “3%”
Divulgação Bianca Comparato interpreta Michele na série “3%”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil