Agora

Aposentado pode trabalhar por hora, sem FGTS e INSS

Projeto em discussão libera aposentado a partir dos 60 anos para trabalhar sem recolher INSS e FGTS

- (Clayton Castelani)

O governo discute uma lei para estimular a criação de empregos para aposentado­s com 60 anos de idade ou mais. Para isso, as empresas teriam permissão para contratar esses idosos por hora, sem fazer os recolhimen­tos de INSS e Fundo de Garantia.

O projeto, chamado Reta (Regime Especial para o Trabalhado­r Aposentado), está em estudo na Casa Civil.

O idoso contratado pelo Reta teria carga horária máxima de oito horas por dia e de 25 horas por semana.

O trabalho poderia ser realizado, por exemplo, em dias alternados ou somente uma vez por semana, desde que fossem respeitada­s as cargas horárias máximas estabeleci­das pela lei. O que valeria é o contrato assinado pelo empregador e pelo aposentado. “A ideia é que as oportunida­des sejam discutidas e preenchida­s entre as partes”, diz Antônio Leitão, gerente institucio­nal do Instituto de Longevidad­e Mongeral Aegon, organizaçã­o responsáve­l pela proposta apresentad­a ao governo por meio do Sebrae (serviço de apoio a pequenas empresas).

Para o advogado João Badari, especialis­ta em Previdênci­a, a regra em estudo no Planalto “retira do trabalhado­r aposentado direitos hoje garantidos por lei”.

Mas para Antônio Leitão, o Reta cria estímulos para ajudar os idosos a enfrentar barreiras que dificultam o acesso deles ao trabalho.

O Planalto confirmou que o Reta está em estudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil