Agora

Temer dá ajuda tímida ao Rio após dia de caos

- (FSP)

Rio Diante do agravament­o da violência no Rio de Janeiro, o governo federal anunciou ontem um reforço tímido da Força Nacional no Estado —e com atribuiçõe­s que ainda serão discutidas.

Em telefonema com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o presidente Michel Temer (PMDB) prometeu enviar mais cem homens da tropa —o equivalent­e a 0,2% do efetivo da PM fluminense.

A ajuda foi divulgada um dia após o Rio viver um “clima de terror”, com nove ônibus e dois caminhões incendiado­s em vias importante­s, além de saques e fechamento de 28 escolas e 10 creches.

Os atos foram, segundo o governo Pezão, uma represália do tráfico a uma operação da polícia, que impediu a facção Comando Vermelho de invadir a favela Cidade Alta, na zona norte, dominada pelo Terceiro Comando Puro.

O Rio já conta desde feve- reiro com 125 homens da Força Nacional, na Alerj (Assembleia Legislativ­a do Rio) e no Palácio Guanabara. Com o novo reforço, o apoio dessa tropa representa­rá 0,5% do efetivo da PM do Rio, que chega a 46.135.

Na manhã de ontem, uma empresa de ônibus desviou itinerário­s, deixando usuários sem transporte. Mais tarde, retomaram rota. Os detidos na ação tiveram a prisão preventiva confirmada.

 ??  ?? Ônibus fica destruído após ser incendiado por bandidos no Rio, anteontem; ataque teria sido represália de traficante­s por ação policial na favela Cidade Alta
Ônibus fica destruído após ser incendiado por bandidos no Rio, anteontem; ataque teria sido represália de traficante­s por ação policial na favela Cidade Alta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil