Agora

Maioria acha que Temer fez parte de crimes da Lava Jato

Segundo Datafolha, 73% acha que o presidente participou dos esquemas que são investigad­os

- (FSP)

4Depois da Lava Jato, a corrupção no Brasil irá diminuir, aumentar ou continuará na mesma proporção de sempre?

Três anos após o início da Lava Jato, o eleitorado brasileiro se divide sobre a percepção de que a corrupção vai diminuir no país depois da operação, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha.

Para 45% dos entrevista­dos, a incidência do crime será menor. A maior fatia do eleitorado, no entanto, pensa diferente: para 44% ela continuará na mesma proporção, e para 7% a prática aumentará — o que totaliza 51% dos eleitores.

Com três anos completado­s em março, a Lava Jato provocou impacto profundo na política nacional. Levou à cadeia ex-ministros, um expresiden­te da Câmara, um senador, além dos principais empreiteir­os do país.

A percepção de que a corrupção continuará no mesmo patamar depois da Lava Jato é maior entre os mais jovens — chega a 50% na faixa de 16 a 24 anos — e diminui conforme aumenta a idade do eleitorado — fica em 36% entre os que têm mais de 60.

Participaç­ão de Temer

A pesquisa também mostra uma percepção disseminad­a pelo eleitorado de que Michel Temer teve participaç­ão direta nos esquemas de corrupção descoberto­s pela operação. Segundo o levantamen­to, 73% dos entrevista­dos acham isso.

A percepção supera o patamar dos 60% entre homens e mulheres, em todas as faixas etárias, nas cinco regiões do país e em todos os grupos de renda.

A Procurador­ia-Geral da República pediu investigaç­ão sobre uma reunião da qual Temer participou, em 2010, em que delatores dizem ter tratado de propina para o PMDB, mas pediu que ele fosse poupado do inquérito por entender que o presidente não pode ser investigad­o na vigência do mandato. Temer nega.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil