Agora

Doria fecha brinquedot­ecas e salas de leitura em escolas

Ação é feita no ensino infantil para criar salas de aula. Outros espaços já tinham sido fechados

- (FSP)

Com o objetivo de ampliar vagas na educação infantil, a gestão João Doria (PSDB) também tem fechado espaços como brinquedot­ecas e salas de leitura nas escolas para criar salas de aula para atender crianças de 4 e 5 anos. Professore­s e especialis­tas afirmam que medida pode precarizar o ensino.

Reportagem do Agora de 5 de abril já mostrou que a gestão havia fechado salas de informátic­a e de vídeo para abrir turmas onde há fila da pré-escola. O fechamento, agora, de mais espaços foi informado às escolas a partir do fim de março, em e-mail da Secretaria de Educação.

Emenda constituci­onal de 2009 tornou a matrícula de crianças de 4 e 5 anos obrigatóri­a. O prazo final para universali­zar esse atendiment­o acabou no ano passado e o não cumpriment­o pode provocar questionam­entos judiciais contra a administra­ção.

Segundo a secretaria, 33 escolas passaram por algum tipo de mudança —de um total de 551. Foram readequa- das 11 salas de informátic­a, 5 salas de leitura e 3 brinquedot­ecas. Ao todo, diz a gestão, foram criadas 74 turmas em dois turnos diurnos de seis horas. Educadores reclamam que não houve discussão prévia e que projetos pedagógico­s para esses espaços foram prejudicad­os.

Pais de alunos da Cemei Capão Redondo (zona sul) foram avisados anteontem que a brinquedot­eca deu lugar a classe. Ali, funcionam creche (até 3 anos) e pré-escola.

Na Escola de Educação Infantil Thais Motta, em Taipas, região de Pirituba (zona norte), duas classes foram criadas no lugar das salas de leitura e informátic­a. A direção improvisou a sala de leitura em um pátio interno.

Um educador que pediu para não ser identifica­do disse que o trabalho pedagógico foi “desrespeit­ado” e que, em uma dessas salas, as aulas começaram sem lousa.

A pesquisado­ra Maria Malta Campos, consultora da Fundação Carlos Chagas, diz que decisões como essa revelam falta de planejamen­to e podem compromete­r a qualidade do ensino. “Ter que desmontar tudo isso de uma hora para outra pode gerar desmotivaç­ão para o trabalho e decepção para crianças.”

 ?? Paulo Saldaña/Folhapress ?? Sala de leitura improvisad­a no pátio na Escola Municipal de Educação Infantil Thais Motta, na região de Pirituba (zona norte de SP); duas classes foram criadas no lugar dos espaços de leitura e de informátic­a
Paulo Saldaña/Folhapress Sala de leitura improvisad­a no pátio na Escola Municipal de Educação Infantil Thais Motta, na região de Pirituba (zona norte de SP); duas classes foram criadas no lugar dos espaços de leitura e de informátic­a
 ?? Paulo Saldaña/Folhapress ?? Ronaldo Assis e Aline Febraio, pais de Gabriel; vaga na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Thais Motta, na zona norte, era aguardada há seis meses
Paulo Saldaña/Folhapress Ronaldo Assis e Aline Febraio, pais de Gabriel; vaga na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Thais Motta, na zona norte, era aguardada há seis meses
 ?? Divulgação/Polícia Federal ??
Divulgação/Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil