Agora

CContta de llluz terá taxa extra até novembro

Energia vai custar mais caro para os consumidor­es, diz agência, por causa do período de seca

- (Renê Gardim e Agências)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já trabalha com a possibilid­ade de manter, até novembro desse ano, a cobrança extra nas contas de luz, com a bandeira vermelha mais em conta.

A cobrança correspond­e a R$ 3 a mais a cada 100 kWhs (quilowatts-hora) consumidos durante o mês.

A informação foi dada pelo diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, durante evento em São Paulo. Segundo ele, o motivo é o período de seca no país. “Muito provavelme­nte no período seco não haverá uma reversão da situação. Se hoje, no final do período úmido, já se justifica despachar térmicas [manter a usinas térmicas ligadas] acima do patamar que aciona a bandeira vermelha, não é provável que essa situação se reverta até o início do período úmido”, disse Rufino.

A bandeira vermelha é usada quando é preciso acionar as usinas termelétri­cas, cujo custo da energia é mais caro, por causa da falta de chuvas. Rufino lembrou que o período de chuvas está terminando no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste, e mesmo que haja mais chuvas do que nos outros anos durante o período seco, o volume de água nos reservatór­ios ainda estará baixo do necessário. “Não é nesse período que os reservatór­ios vão se recuperar”, afirmou.

O país passou 13 meses sem a bandeira vermelha, que voltou em abril. Em março, foi usada a amarela. Verde Amarela Vermelha 1 Vermelha 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil