Agora

PSDB busca nova imagem para superar Lava Jato

- (FSP)

O impacto da Lava Jato sobre os principais nomes do PSDB levou uma ala da cúpula tucana a planejar uma “refundação” do partido, em um movimento para recuperar a imagem até a eleição de 2018 e fazer frente à ascensão de candidatos vinculados à antipolíti­ca, como o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Parte do comando da sigla —inclusive nomes ligados a Aécio Neves, presidente do partido— passou a defender que o PSDB reconheça erros, em especial no financiame­nto de campanhas, e reforce os compromiss­os éticos e as bandeiras liberais.

Nas últimas semanas, dois tucanos procuraram Fernando Henrique Cardoso para discutir o assunto. O ex-presidente, segundo esses aliados, se mostrou favorável à estratégia de “retorno às origens éticas e ideológica­s”.

Para esse grupo, o PSDB foi gravemente ferido pelas sus- peitas lançadas contra seus quadros na Lava Jato por ter portado, desde o escândalo do mensalão, um forte discurso ético contra o PT.

Esses tucanos avaliam ter perdido um eleitorado cativo, que só pode ser recuperado com reconhecim­ento de erros e defesa enfática do combate à corrupção. Parte dos dirigentes quer colocar o plano em marcha no segundo semestre deste ano, o que não é consenso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil