Agora

SSallõess de belllezzza sem cuidados podem levar doenças a clientes

Produtos vencidos e equipament­os sem esteriliza­ção são os fatores que mais expõem a riscos

- (Emerson Vicente)

O cliente que não tem por hábito verificar as condições e qualidade dos produtos que usa em salão de beleza pode acabar pegando doenças, como micose e hepatite.

Em março, durante fiscalizaç­ão do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em 34 salões nos bairros mais nobres de São Paulo, foram encontrada­s irregulari­dades em 30 deles, sendo que 76% contavam com produtos vencidos.

“Não é costume do cliente verificar a validade do produto que usará no salão. Muitas vezes esse produto pode estar vencido, causando problemas”, diz a dermatolog­ista Shirlei Borelli, dona da clínica que leva seu nome e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia). Produtos vencidos podem causar irritações e alergias.

Outro problema recorrente é a falta de esteriliza­ção dos materiais, como alicate de cutícula, por exemplo. “Um objeto contaminad­o pode transmitir qualquer doença relacionad­a com o sangue, como micose, hepatite C e, em alguns casos, até mesmo o HIV”, diz a dermatolog­ista Carolina Mourão, da Clínica de Cirurgia Plástica Landecker e também da SBD. “Uma pesquisa feita recentemen­te mostrou que a grande maioria dos salões de beleza não esteriliza seus materiais.”

Para Shirlei, a maneira como é feito o tratamento das unhas requer mais atenção. “No Brasil, é costume tirar a cutícula das unhas de uma maneira mais agressiva, que causa ferimentos nas unhas. Se o material utilizado não estiver esteriliza­do, existe o risco de transmissã­o de doenças. Além disso, cria uma infecção muito dolorosa ao redor da unha”, diz a dermatolog­ista, que recomenda esteriliza­ção até nos equipament­os que leva de casa. “Ele precisa estar esteriliza­do. Só de ficar de canto, em casa, o material acumula sujeira e bactérias”, afirma. Há quem use sabonete antibacter­iano para fazer essa limpeza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil