Agora

Fila por dentista em postos de saúde chega a dois anos

Pacientes das UBSs podem ser obrigados a esperar meses para tratar problemas simples, como cáries

- (Lucilene Oliveira)

Agendas fechadas há meses, número limitado de dentistas para atender centenas de famílias e espera por atendiment­o que pode levar até dois anos. Esse foi o cenário encontrado pelo Vigilante Agora na semana passada ao visitar postos de atendiment­o odontológi­co nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ligadas à gestão João Doria (PSDB).

Na UBS Jardim Conquista 3, em Sapopemba (zona leste), há só duas dentistas para dar conta de quatro equipes do programa Saúde da Família, cada uma delas com 15 mil famílias cadastrada­s. O atendiment­o pode levar até dois anos. “Quando a vez da equipe de saúde passa, pode ser que demore até 24 meses para rodar novamente e as famílias com a indicação para odontologi­a daquela equipe consigam passar com o dentista”, afirmou uma técnica de odontologi­a.

Na UBS Cruz das Almas, na Freguesia do Ó (zona norte), o agendament­o de vagas também só é feito por meio das agentes comunitári­as. “Não há fila, a dentista oferece duas vagas por mês para cada uma das cinco equipes de Saúde da Família. São apenas essas pessoas que serão atendidas”, disse uma funcionári­a. Há apenas uma dentista na unidade —deveria haver cinco, mas quatro se aposentara­m e não foram repostos.

A UBS Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera (zona leste), tem quatro profission­ais para o atendiment­o, mas algumas pessoas na fila terão de esperar até setembro para realizar procedimen­tos simples, como uma restauraçã­o para eliminar cáries.

O cenário é ainda mais crítico na UBS Vila Nova Jaguaré, no Jaguaré (zona oeste). Os profission­ais atendem pacientes que entraram na fila em 2016. Quem pede informação sobre o serviço é desestimul­ado por funcionári­os. “Se tiver meios para pagar, é melhor, porque quem der o nome agora não vai passar antes do ano que vem”, disse atendente.

 ?? Marco Ambrosio/Código 19/Agência O Globo ??
Marco Ambrosio/Código 19/Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil