Agora

Poupar grana pode ser mais fácil para quem está casado

-

Pelas mensagens que recebemos, dá para avaliar como, em muitos casos, é mais difícil juntar dinheiro quando se está solteiro. Por outro lado, as brigas por dinheiro também ocorrem muito entre jovens casais.

Deveria ser o contrário, antes de um casamento, em que mais compromiss­os são assumidos, inclusive financeiro­s, deveria ser a fase de expandir a poupança.

Mas, para quem mora sozinho, acaba sendo mais cara a vida, ao menos proporcion­almente.

Além de talvez sair mais, o solteiro tende a gastar mais, até por não ter um grande objetivo que o estimule a guardar dinheiro.

Fonte de renda

Um jovem casal, por sua vez, em geral, tem duas fontes de renda, do trabalho de cada um. Eles dividem um pequeno imóvel, o aluguel, a comida, o condomínio e outras despesas, como o automóvel, quando já têm um. Isso é diferente de alguém que mora sozinho.

Muitas vezes, também é difícil decidir onde fazer esses gastos e surgem discussões sobre dinheiro.

Aquele que se interessa mais em economizar, fazer aplicações para colocar o dinheiro para render deve tentar envolver o companheir­o, despertar nele o prazer de conseguir poupar — sim, não é só o consumo que dá prazer. Acumular recursos para, depois, comprar um bem maior, um imóvel, ou até uma geladeira à vista mais barata, ou fazer uma viagem, também dá muito prazer!

Metas

Motivar o outro a acumular dinheiro para, depois, usufruir, inclusive de uma aposentado­ria melhor, pode fazer com que essas metas sejam conseguida­s com mais facilidade, mais rápido e com menos brigas!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil