Agora

Veja quem deve pedir uma revisão ao INSS neste ano

Os aposentado­s de maio de 2007 devem correr, pois o prazo de dez anos acaba no mês que vem

- (Leda Antunes)

Os aposentado­s do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que acreditam ter sido vítimas de algum erro de cálculo em seu benefício podem pedir uma revisão. As aposentado­rias e pensões da Previdênci­a podem ser corrigidas em até dez anos depois da concessão.

O Agora traz hoje o calendário com as datas-limite para quem deve pedir a revisão ainda neste mês até julho de 2018. O prazo passa a contar a partir do mês seguinte ao que o segurado recebeu o primeiro benefício, explica do advogado Luiz Pereira Veríssimo, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários).

Quem começou a receber o benefício em abril de 2007, por exemplo, só tem até o fim deste mês para pedir a revisão. A decadência vale tanto para as revisões solicitada­s no INSS quanto para aquelas pedidas na Justiça.

Para pedir a correção, no entanto, é preciso estar preparado. Antes de buscar o órgão exigindo um benefício maior, o segurado deve avaliar os documentos de concessão da aposentado­ria para tentar encontrar onde houve erro, orienta a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário).

O primeiro passo é analisar a carta de concessão e a memória de cálculo do benefício. No documento, é possível identifica­r se as contribuiç­ões menores foram descartada­s na conta. A média salarial deve ser calculada somente com os 80% maiores salários desde julho de 1994.

Também é possível conferir se todos os períodos trabalhado­s entraram no cálculo, inclusive aqueles em que a atividade era insalubre e há contagem especial.

Se encontrar um erro, é hora de pedir o processo administra­tivo ao INSS e levá-lo para um especialis­ta antes de pedir a revisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil