Agora

Rocha Loures se diz ‘emissário’ de Temer

- (FSP)

Suspeito de corrupção, o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) agendou o encontro de Michel Temer com o empresário Joesley Batista na véspera da reunião, em março, e disse ao agora delator que era um “emissário” do presidente na Câmara. O áudio da conversa entre Rocha Loures e Joesley, também gravado pelo empresário, faz parte das provas que ele entregou à Justiça em seu acordo de colaboraçã­o premiada.

Na conversa, do dia 6 de março, o deputado federal sugere o horário e checa qual dia seria o melhor para o presidente receber o empresário. Joesley diz que vem falando com interlocut­ores do presidente, mas agora precisa de “uma meia horinha de conversa”.

“O que ele me pediu: ele fala com você a hora que você quiser. Ele prefere te atender à noite, no Jaburu, a partir de umas 11 da noite, dez horas”, disse o deputado afastado. “Amanhã [dia 7 de março] acho que é um dia bom”, continua Rocha Loures. Acertados a data e o horário, Joesley e o congressis­ta passam a falar sobre a situação do governo. Rocha Loures conta que iria assumir seu mandato na Câmara, como suplente do agora ministro da Justiça Osmar Serraglio, com a missão de unir o PMDB na Casa em favor das reformas e que já entraria como vice-líder do governo.

Ele cita entre as dificuldad­es do governo a saída de cena de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi cassado e preso. “O Eduardo levava a bancada com muita presença.” Rocha Loures, que foi assessor de Temer, diz ainda que continuari­a com mesma função, “só que do outro lado da rua”, em referência ao Congresso. A conversa, de 36 minutos, foi gravada em um café ou bar, enquanto os dois bebem água.

 ?? Bruno Santos - 19.mai.2017/Folhapress ?? O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures ao chegar ao Brasil depois de viagem a Nova York
Bruno Santos - 19.mai.2017/Folhapress O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures ao chegar ao Brasil depois de viagem a Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil