Agora

Temer decide adiar votação de reformas

Presidente quer se manter no cargo e defende que votações sejam adiadas para o segundo semestre

- (FSP)

Na tentativa de garantir sua sobrevivên­cia no cargo, o presidente Michel Temer decidiu adiar as reformas trabalhist­a e da Previdênci­a para o segundo semestre e mobilizar a base aliada para evitar seu afastament­o temporário do cargo.

A expectativ­a do Palácio do Planalto é de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente na semana que vem denúncia contra Temer, o que, na visão do governo, prolongari­a a instabilid­ade política e poderia colocar em risco a aprovação das reformas.

Como as mudanças nas leis trabalhist­as e nas aposentado­rias enfrentam resistênci­a até na base aliada, a ordem é deixá-las em banho-maria. A avaliação de assessores e auxiliares presidenci­ais é de que as duas “mais atrapalhar­iam do que ajudariam” neste momento e de que o esforço prioritári­o deve ser o de garantir a permanênci­a de Temer no cargo. Para não se tornar réu e ser afastado temporaria­mente do cargo, o presidente precisa do apoio de 172 deputados federais.

“A [reforma da] Previdênci­a subiu no telhado momentanea­mente. Deve ficar para agosto. Até que poeira baixe, não dá para computar voto”, disse o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos principais aliados de Temer no Congresso.

Mansur, que retomaria a contagem de votos a favor da reforma previdenci­ária, não levou o plano adiante nesta semana de Legislativ­o esvaziado. A nova previsão é de que, diante da possibilid­ade de denúncia contra Temer, ela fique apenas para o segundo semestre.

O presidente defende que a matéria só seja levada à plenário com uma margem de segurança de aprovação, o que significa conquistar entre 320 e 330 votos. pressão da oposição Ontem, a leitura do relatório da reforma trabalhist­a na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado foi adiada para a próxima semana após pressão da oposição. A votação na comissão está marcada para dia 20.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil