Agora

Relator pede cassação da chapa Dilma-Temer no TSE

Segundo Herman Benjamin, houve abuso de poder político nas eleições presidenci­ais de 2014

- (FSP)

Depois de três dias de julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o relator Herman Benjamin apresentou ontem seu voto que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, mas enfrentou resistênci­as no plenário da corte, que já sinalizou formar maioria contrária à sua posição.

Segundo Herman, que deve finalizar seu voto hoje, houve abuso de poder político e econômico da chapa, visto que a campanha que elegeu Dilma presidente e Temer vice, em 2014, foi abastecida por dinheiro desviado da Petrobras.

“Há provas sobre recebiment­o de recursos ilícitos por práticas corruptas da Petrobras”, disse o ministro.

Herman explicou ainda que havia “uma poupança ilícita acumulada ao longo dos anos” pelo PT e pelo PMDB, utilizada para financiar a campanha presidenci­al daquele ano, dinheiro este que foi chamado pelo relator de “propina-gordura”.

Nas primeiras cinco horas da leitura de seu voto, o ministro indicou evidências que, segundo ele, embasam dois pontos principais para o pedido de condenação da chapa Dilma-Temer: financiame­nto e gastos ilícitos da campanha do PT-PMDB ao Planalto há três anos.

“A correlação temporal entre a propina e o período eleitoral de 2014 não deve ser visualizad­a sob o enfoque estrito de entrada e saída de dinheiro nos caixas, mas da ‘gordura’ acumulada por vários anos, que afetou a paridade de armas da disputa eleitoral”, disse.

Prosseguiu o relator. “Se os partidos X e Y receberam o mesmo valor, de R$ 100, em 2014, quem terá vantagem? Aquele que tinha uma longa poupança ilícita acumulada ou o que só dispunha dos R$ 100?”, afirmou.

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? Relator do processo que avalia a cassação da chapa Dilma-Temer, Herman Benjamin começou a ler seu voto ontem; enfrentou resistênci­as na corte, que já sinalizou formar maioria contrária à sua posição
Marlene Bergamo/Folhapress Relator do processo que avalia a cassação da chapa Dilma-Temer, Herman Benjamin começou a ler seu voto ontem; enfrentou resistênci­as na corte, que já sinalizou formar maioria contrária à sua posição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil