Agora

Sesc Itaquera lança projeto que valoriza a cultura caipira

- (LV)

A cidade de São Paulo terá o seu cantinho caipira no Sesc Itaquera, na zona leste. Lá, acontece o “Nós Caipira”, série de ações que valorizam a cultura tipicament­e caipira.

“Organizamo­s o festival desde 2013, sempre com boa resposta do público. E a verdade é que a cultura caipira faz parte da vida de todos nós. Mesmo quem nasceu na metrópole tem contato com os costumes regionais, nem que seja pelas histórias dos seus pais e dos seus avós”, explica Sergio Lopes, animador cultural do Sesc Itaquera.

Lopes conta que a escolha dos artistas foi ampla. “Alguns deles tocam o sertanejo raiz, mas abrimos espaço também para grupos que fazem releituras e que têm um jeito próprio de apresentar a música caipira.”

Neste domingo, às 16h, sobe ao palco a Orquestra Jundiaiens­e de Viola Caipira. Seguidora dos ritmos tradiciona­is, ela tem o costume de, entre uma música e outra, contar histórias do folclore do interior do Estado.

Na próxima quinta-feira, feriado de Corpus Christi, é a vez de o músico Junior da Violla se apresentar, às 14h. Nome atual de destaque com o violão de 12 cordas, ele une a música sertaneja a ritmos de outros países.

No dia 18 de junho, às 16h, o consagrado compositor Almir Sater faz show. Ele mostrará repertório com as suas criações mais famosas, incluindo “Tocando em Frente”, “Meiga Senhorita” e “Moreninha Linda”. “Além de ser um belíssimo cantor e compositor, ele resgata maneiras de tocar a viola que são pouco comuns hoje em dia. O Sater é de uma importânci­a enorme para a canção caipira”, explica Lopes.

Já o dia 22 de junho terá duas atrações. Às 11h30, o Trio Arretado, formado por Cleber Silveira (acordeão), Marcio Forte (zabumba e voz) e Douglas Alonso (triângulo), toca xote, baião e outros estilos musicais do interior do Nordeste. Às 14h30, a cantora e estudiosa do folclore brasileiro Mariangela Zan faz o seu espetáculo, “Festa na Roça”, que reúne canções e histórias tradiciona­is da cultura brasileira.

No dia 24 de junho, um sábado, o violeiro mineiro Chico Lobo realiza uma oficina em que conta um pouco de sua trajetória e ensina diferentes modos de tocar músicas na viola.

A cultura sertaneja também vai aparecer nos restaurant­es e nas lanchonete­s do Sesc Itaquera, que vão vender, aos sábados e domingos, comidas típicas do interior do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil