Agora

Dois chefes de gabinete de May pedem demissão

- (FSP)

Os dois chefes de gabinete da primeira-ministra conservado­ra Theresa May, Fiona Hill and Nick Timothy, pediram demissão ontem após a decisão da líder britânica de convocar eleições gerais antecipada­s ter culminado na perda da maioria parlamenta­r do partido.

O resultado nas urnas na quinta-feira redobrou a pressão nas ruas e no partido para que May demita seu gabinete e reveja sua política de governo, considerad­a desconecta­da do eleitorado tanto por analistas de direita quanto por críticos de esquerda. Embora os conservado­res continuem tendo a maior bancada no Parlamento, com 318 dos 650 assentos, o resultado na prática os obriga a se aliar com um partido menor —no caso, o Partido Democrátic­o Unionista, da Irlanda do Norte.

A mídia britânica afirma que May pode ser levada a anunciar um novo gabinete ainda hoje.

Timothy foi responsáve­l por uma medida que obrigaria as pessoas mais velhas de classe média-baixa, média e alta a pagar por cuidados médicos recebidos em suas casas. A proposta, em um país que tem acesso universal à saúde, caiu extremamen­te mal com o eleitorado.

Já Hill é considerad­a mais próxima de May e ficou conhecida por seus desentendi­mentos com outros membros do gabinete.

 ?? Phil Noble/Reuters ?? A primeira-ministra britânica Theresa May
Phil Noble/Reuters A primeira-ministra britânica Theresa May

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil