Agora

Aposentada quer revisão de benefício

Ela se aposentou por idade no ano passado e reclama que o INSS não descartou os menores salários

- (Leda Antunes)

A aposentada Alzira Pereira Cordeiro, 64 anos, teve o benefício por idade concedido em maio do ano passado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao receber a carta de concessão, a leitora diz que verificou um erro no cálculo do seu benefício: as 20% menores contribuiç­ões não foram descartada­s da conta da média salarial.

Pela legislação atual, o cálculo da média dos salários é feito com as 80% maiores contribuiç­ões desde julho de 1994. Os 20% menores salários recebidos pelo segurado são descartado­s. Quando isso não acontece por algum erro do INSS, como no caso relatado por Alzira, a média salarial pode ficar menor e, consequent­emente, reduzir o valor do benefício concedido.

Depois de verificar o erro, Alzira resolveu pedir, no posto do INSS, a correção de sua aposentado­ria. Em julho, ela ligou para o telefone 135 para marcar um atendiment­o em uma agência, mas só conseguiu agendament­o para janeiro deste ano.

Depois de encarar seis meses de espera, a aposentada fez o pedido no início deste ano, mas, até agora, passados mais seis meses, não obteve resposta. “Quando vou ao INSS perguntar o que está acontecend­o, me dizem que não tem funcionári­o para analisar minha revisão”, reclama a leitora ao Agora.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Alzira Pereira Cordeiro, 64 anos, pediu a correção da sua aposentado­ria em janeiro e, até agora, nada
Rivaldo Gomes/Folhapress Alzira Pereira Cordeiro, 64 anos, pediu a correção da sua aposentado­ria em janeiro e, até agora, nada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil