Agora

EExame de HIIV está suspenso nos postos da prefeitura

Material está em falta nas 14 unidades da capital, em algumas desde maio. Não há previsão de retorno

- Janaína Ribeiro

A falta de kits para exame de carga viral distribuíd­os pelo Ministério da Saúde afeta todos os 14 centros de referência de São Paulo para tratamento de HIV. São os chamados SAE (Serviço de Atendiment­o Especializ­ado). Os pacientes em tratamento do vírus devem fazer os testes a cada seis meses para monitorar a infecção.

A reportagem entrou em contato com os 14 centros de atendiment­o da capital, sem se identifica­r como jornalista, e a informação é de que não há previsão para retorno dos exames, suspenso pelo governo federal. Em alguns casos, pacientes estão há três meses sem o atendiment­o, a exemplo do SAE M’Boi Mirim.

O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Francisco Aoki diz que o exame de carga viral é necessário, já que permite calcular a quantidade de vírus no sangue do paciente, além de fazer o controle do tratamento com antirretro­virais, utilizados no tratamento da aids. “Quando este controle é adequado, detecta partículas virais, de maneira ideal”.

O especialis­ta ainda reitera que, caso a carga viral aumente significat­ivamente, o paciente pode ter uma resistênci­a ao tratamento, causando até o abandono.

Um ex-usuário de drogas desemprega­do, de 37 anos, fez o exame há quatro meses e considera absurda a situação, já que, segundo ele, o número de infectados tem aumentado no país.

“Sou uma parte da estatístic­a que infelizmen­te tem crescido. O mínimo que quero é uma melhor qualidade de vida, já que a perdi”, diz.

Ativistas ligados a ONGs e a redes de pessoas vivendo com HIV e aids prometem se mobilizar hoje em frente à prefeitura, no viaduto do Chá (região central), para chamar a atenção ao problema. “Os programas municipais precisam ser fortalecid­os, mas muitos estão sem recursos ou quadros para a continuida­de de suas ações”, afirma Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo. “A aids continua sendo um problema grave de saúde pública, precisamos de compromiss­o dos gestores para enfrentá-lo”.

O Ministério da Saúde diz que em 2016 foram realiza 550 mil exames deste tipo no país.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Pacientes aguardam atendiment­o na unidade do SAE Campos Elíseos (região central), que está sem o kit de teste viral para aids; Ministério da Saúde diz que 550 mil exames deste foram feitos ano passado no país
Rivaldo Gomes/Folhapress Pacientes aguardam atendiment­o na unidade do SAE Campos Elíseos (região central), que está sem o kit de teste viral para aids; Ministério da Saúde diz que 550 mil exames deste foram feitos ano passado no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil