Agora

Confira como facilitar sua aposentado­ria por idade

INSS vai enviar cartas aos trabalhado­res que adquirirem o direito; endereço deve estar atualizado

- (Leda Antunes)

A aposentado­ria por idade é a mais concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Somente em junho, das 130 mil aposentado­rias liberadas, 65,9 mil eram por idade. Os trabalhado­res que vão completar 65 anos, no caso dos homens, ou 60 anos, no caso das mulheres, ainda neste ano, já podem começar a se preparar para pedir o benefício.

Uma novidade no INSS promete facilitar a concessão desse tipo de aposentado­ria. O reconhecim­ento do direito ao benefício será automático e, após ser avisado por carta pelo órgão, o segurado poderá aceitar o início dos pagamentos com um telefonema para a central 135. O novo procedimen­to foi estabeleci­do por portaria publicada no “Diário Oficial da União” no último dia 28.

Mas, para garantir que vai receber a carta do INSS avisando sobre o direito de receber o benefício, o segurado deve estar com seus dados em dia. O endereço que consta no sistema da Previdênci­a muitas vezes é antigo, de quando o trabalhado­r fez o cadastro no PIS, por exemplo, e pode ser atualizado.

Será preciso agendar um atendiment­o para atualizaçã­o de cadastro pelo telefone 135 ou pela internet. Veja ao lado o que fazer.

Antes de agendar uma ida ao posto do INSS, porém, vale a pena conferir qual endereço está cadastrado no sistema. Essa e outras informaçõe­s podem ser consultada­s no portal meu.inss.gov.br.

Quem já recebe um benefício, como auxílio-doença ou pensão, pode fazer a atualizaçã­o dos dados sem sair de casa, diretament­e por telefone ou na internet.

A aposentado­ria urbana por idade —a única que terá reconhecim­ento automático por enquanto—é um direito dos trabalhado­res que contribuem com o INSS por pelo menos 15 anos e atingem a idade mínima. Hoje, esses segurados recebem, em média, um benefício no valor de R$ 1.260,14, de acordo com dados estatístic­os de junho da Previdênci­a Social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil