Agora

Exército de Carille se destaca por disciplina

Mesmo com pegada forte, Corinthian­s tem o time mais leal do Brasileiro, seguindo exigência do técnico

- (Luciano Trindade)

Faltas cometidas 19 12 10 2

Caracterís­tica herdada de Tite, a disciplina é uma marca de Carille. Ver o Corinthian­s jogar com a aplicação tática dos atletas, sobretudo na marcação, deixa isso claro. Mas tem chamado atenção, também, o jogo limpo praticado pelos corintiano­s, que ostentam a melhor defesa, com poucas faltas.

O Timão é disparado a equipe que menos infrações cometeu ao longo do Nacional, com 208 faltas, 44 a menos que o segundo colocado nesse quesito, o vicelíder Grêmio (veja ao lado).

E isso é uma exigência de Carille, cobrada em todos os treinament­os do time. Com um número baixo de faltas, a equipe acumula menos cartões amarelos e, por consequênc­ia, o comandante tem menos problemas com atletas suspensos no torneio.

“No último jogo foi impression­ante, fizemos mais gols do que faltas. É comprometi­mento do time todo”, disse o volante Gabriel, citando o duelo com o Sport, no último sábado, quando o Corinthian­s fechou sua participaç­ão no primeiro turno.

A partida terminou com vitória alvinegra por 3 a 1 —e os corintiano­s cometeram somente duas faltas.

“Nunca tinha visto isso. No momento do jogo, não percebemos. Fiquei sabendo depois. Realmente é uma coisa louvável, principalm­ente pela forma como a equipe é aguerrida, disputando todas as bolas, mas sempre forte e leal”, exaltou o camisa 5 do Corinthian­s.

Regularida­de

A marca obtida diante do Sport, de fato, é uma raridade no futebol. Mas o alvinegro vem se notabiliza­ndo por jogar limpo. Durante a primeira fase do Brasileiro, somente em três partidas o time de Carille fez mais faltas do que os seus adversário­s.

Isso é resultado da precisão nos desarmes, fundamento em que o lateral Fagner se destaca, com 57 roubadas de bola, seguido por Gabriel, com 36. Com a bola nos pés, o Timão é o que melhor troca passes, com 7.635 toques certos, seguido novamente pelo Grêmio, que tem 7.510.

São números como estes que ajudam a explicar como o Corinthian­s tem 81% de chances de ser campeão brasileiro, segundo site Infobola, contra 14% do Tricolor gaúcho, segundo colocado.

Manter essa postura no returno do Nacional é a principal cobrança de Carille, já que a disciplina tem feito a diferença para o time até aqui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil